Relatos sobre furtos e assaltos nas instituições de ensino têm sido cada vez mais recorrentes, chegando-se ao cúmulo de serem considerados por muitos como “atos comuns”. Os danos são incontáveis. Além de irreparáveis ao patrimônio escolar, estes atos podem acarretar em transtornos físicos e morais aos alunos e colaboradores das instituições de ensino. Sendo assim, é importante que a administração escolar se antecipe ao problema e tome medidas de segurança que possam garantir o bem estar de todos. Neste sentido, as escolas devem dispor do maior número possível de equipamentos de segurança.
Alarmes e sensores
O mercado possui um número enorme de equipamentos e uma análise detalhada e individual de cada estabelecimento escolar é o que vai determinar quais equipamentos poderão ser utilizados. No que diz respeito à segurança das instalações escolares, basicamente dois equipamentos são necessários e, ao mesmo tempo, indispensáveis. São eles: alarmes e sensores. Igualmente, serão os técnicos de segurança quem irão definir quais os melhores tipos de alarmes e sensores a serem utilizados pelas escolas, após análises que levem em consideração itens como:
- O volume de alunos, colaboradores e visitantes, por turno, que transitam nas dependências escolares;
- O local onde a instituição de ensino está instalada;
- Os arredores escolares;
- O tamanho da escola;
- Entre outros.
Central de segurança
Deve existir nas escolas um sistema de monitoramento eletrônico, por imagem, das suas principais dependências
Deve existir nas escolas uma Central de Segurança, com um sistema de monitoramento eletrônico, por imagem, das suas principais dependências. Os equipamentos a serem utilizados vão depender de uma análise técnica, feita por profissional qualificado, observando critérios como eficiência, custo e capacidade operacional. As principais áreas a serem monitoradas durante todo o período de atividade da escola são as seguintes:
- Pátio;
- Áreas esportivas;
- Vias públicas próximas à escola;
- Almoxarifado;
- Biblioteca;
- Recepção;
- Corredores;
- Estacionamentos; e
- Refeitórios.
O apoio da polícia
É importante que a instituição de ensino mantenha um canal de comunicação eficiente com as autoridades policiais da área, procurando obter delas informações sobre a criminalidade da região e informando-as a respeito de qualquer suspeita sobre possível ação de criminosos. Alguns governos estaduais criaram e mantêm em funcionamento a “Patrulha Escolar”, com a missão justamente de prestar apoio e orientação às escolas. Sendo assim, a administração escolar deverá verificar se na sua região existe uma dessas patrulhas e, assim, procurar entrar em contato com elas.
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Por Silvana Teixeira
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