O dia 23 de setembro foi criado para celebrar o Dia do Sorvete, uma paixão nacional. A data comemorativa é uma homenagem à data da fundação da ABIS - Associação Brasileira das Indústrias de Sorvete, no ano de 2002. Trata-se também do marco oficial da temporada de calor – período em que se vendem grandes quantidades de sorvete, indo até o fim do verão
Ronaldo Santana, professor do Curso CPT Como Montar e Operar uma Sorveteria, anuncia que o sorvete é um produto de boa aceitação e de baixo custo de produção, por isso, é um negócio atraente. O Brasil tem um grande potencial de aumento do consumo de sorvete, permitindo a entrada de novos empresários nesse setor, com grandes chances de sucesso.
O sorvete teve origem em épocas muito antigas. Os chineses, há 3.000 anos, já utilizavam uma mistura de neve com sucos de frutas, que seria a precursora dos sorvetes. O negócio desenvolveu-se lentamente. Os métodos de fabricação e os ingredientes melhoraram, ao mesmo tempo em que a tecnologia de refrigeração tornou-se mais barata e mais eficiente.
Esqueça os tradicionais morango, chocolate e creme. Em alguns lugares do mundo, os sorvetes que fazem sucesso são bem diferentes. Existem os sabores de cerveja, feijão, azeite e até uma versão em formato de espaguete. O site do jornal Huffington Post listou sete sabores exóticos. Conheça as opções e veja se você experimentaria alguma:
Os principais candidatos a presidente da República mostraram suas metas a favor da micro e pequena empresa brasileira. A candidata do PT, Dilma Roussef, disse que, se eleita, irá criar o Ministério das Micro e Pequenas Empresas. "Queremos criar um ministério específico para as micro, pequenas e médias empresas. Só assim seremos uma economia de porte e desenvolvimento", afirmou. De acordo com ela, esse é um projeto, sugerido pelo presidente Lula, que já vem sendo debatido desde a época da eclosão da crise econômica.
Cerca de 80% das pequenas indústrias apresentaram aumento nos negócio ou estabilidade de novembro até agora, segundo o Índice de Confiança dos Pequenos Negócios (ICPN) registrado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O resultado também foi expressivo para as micro e pequenas empresas no comércio, cujo índice foi de 33% e no setor de serviços, que foi de 27%.
O Brasil está entre os países com menor consumo de sorvete por pessoa, o que indica que temos um grande potencial de aumento do consumo, permitindo a entrada de novos empresários nesse setor, com grandes chances de sucesso.
Um levantamento realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) de São Paulo apurou que em julho deste ano as micro e pequenas empresas cresceram 4,9% em comparação ao mesmo mês de 2011. Os resultados mostram o aquecimento do setor no estado e a boa sobrevivência destas empresas, mesmo em tempos de crise.
A 23ª Bienal do Livro de São Paulo, evento que acontece no pavilhão de exposições do Anhembi, zona norte de São Paulo, até o próximo domingo, dia 31, apresenta, como um de seus destaques, um livro que ensina pequenos agricultores e pessoas que moram nos centros urbanos a plantar horta em pequenos espaços.
Os sorvetes são produzidos a partir de uma emulsão estabilizada, chamada de calda, que depois de passar por um processo de batimento e congelamento produz um produto cremoso. Os ingredientes básicos usados são: água, açúcares, gorduras, sólidos não gordurosos do leite, estabilizantes e emulsificantes, aromatizantes e corantes.