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Quais as funções da merendeira (cantineira) escolar?

Há algumas décadas, o governo enviava alimentos praticamente prontos para as escolas. As merendeiras apenas os colocavam na água fervente, misturavam e esperavam que cozinhassem. Após 1994, ao invés de enviar alimentos, o governo passou a enviar verbas para que alguns municípios e estados os comprassem. A partir de então, a alimentação escolar passou a ser servida segundo o hábito dos alunos, preparada com alimentos frescos. Em 2009, as escolas passaram definitivamente a receber alimentos frescos e, com isso, a manipulação dos alimentos tornou-se maior, exigindo da merendeira muito mais trabalho e cuidados.

Avaliação do aluno nos ensinos fundamental e médio

A professora Rozimar Gomes da Silva Ferreira do Curso CPT de Avaliação do Aluno no Processo Educacional — Fundamental e Médio ensina como dominar a atividade de avaliar o aluno da maneira mais justa e adequada para os ensinos fundamental e médio trazendo um conteúdo rico e diferenciado que fornece ao professor uma abordagem mais completa e humana para avaliar os alunos dos ensinos fundamental e médio da melhor maneira possível.

Professor: 3 práticas que comprometem a aprendizagem dos alunos

Se você, professor, ama sua profissão e anseia pela aprendizagem dos seus alunos, saiba que existem três erros cruciais que comprometem a eficiência do ensino em geral dos alunos e, particularmente, das metodologias ativas. São eles: propor atividades triviais, propor atividades muito longas e chamar voluntários para as respostas.

Merendeira escolar: noções sobre alimentação e nutrição

A alimentação escolar é um instrumento eficaz para a recuperação dos hábitos alimentares adequados e para a promoção da segurança alimentar nas escolas. Promover bons hábitos alimentares nas escolas é trabalhar também a favor de melhor aprendizagem, pois o aluno bem alimentado mostra um potencial maior.

Manual de boas práticas para a merendeira escolar

A merendeira escolar tem um papel fundamental na qualidade da merenda que será oferecida aos alunos, além de ser a principal responsável em preparar e oferecer alimentos bem preparados e sem riscos para a saúde das pessoas

Alunos com deficiência: como deve ser a relação entre a família e a escola

As relações das famílias com a escola são complexas e importantes, sobretudo nos casos de alunos com deficiência. Neste sentido, a integração dos pais no processo de inclusão tem triplo valor: para a escola, para o aluno e para a própria família. Afinal, todos os pais querem que os filhos sejam felizes, bem-sucedidos, que vivam cercados de boas companhias, que sejam inteligentes e que saibam discernir, entre outras coisas, o certo do errado.

Professores, aqui estratégias para a educação de alunos com deficiência

As estratégias de trabalho para a educação de alunos deficientes não diferem muitos das estratégias utilizadas com os alunos não deficientes. O desafio da escola hoje é o de encontrar um caminho pedagógico para alcançar o aprendizado de cada aluno, especificamente, uma vez que as deficiências constituem um grupo bastante heterogêneo com características que interferem diretamente na aprendizagem.

Você é merendeira escolar? Essa profissão exige competência!

A função de merendeira é desempenhada geralmente por mulher que exerce, em muitos casos, o papel de chefe de família. Entre os profissionais da educação, faz de sua função uma arte, e nela coloca sua dedicação, contribuindo para o bem-estar e o rendimento escolar dos estudantes (Costa, Lima; Ribeiro; Ribeiro, 2001). De acordo com a pesquisadora Bernardete Nunes (Nunes, 2000), o trabalho da merendeira vem passando por diversas transformações, tornando-se cada vez mais intenso e complexo.

Como aumentar o engajamento dos alunos no ensino remoto

O ensino remoto ocorre com mais eficiência quando há disciplina e comprometimento por parte dos alunos. Para isso, o professor deve estabelecer algumas regras, em conjunto com a turma, para que todos se vejam como parte integrante de todo o processo. Dessa forma, é possível cultivar bons relacionamentos para uma aprendizagem significativa.

Conheça algumas estratégias pedagógicas para ensinar alunos com TDAH

Alguns dos sintomas do TDAH são a impulsividade, a inquietude e a desatenção. Assim, os alunos com o transtorno podem ter seu rendimento escolar prejudicado pela dificuldade de concentração e hiperatividade durante as aulas. Por isso, é muito importante que os educadores estejam preparados para lidar com essas características, buscando métodos e estratégias pedagógicas eficazes.

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