
O ensino remoto ocorre com mais eficiência quando há disciplina e comprometimento por parte dos alunos. Para isso, “o professor deve estabelecer algumas regras, em conjunto com a turma, para que todos se vejam como parte integrante de todo o processo. Dessa forma, é possível cultivar bons relacionamentos para uma aprendizagem significativa”, afirma Per Christian Braathen, Doutor em Educação e professor do Curso CPT Aprendizagem Significativa.
Para aumentar o engajamento dos alunos no ensino remoto, são necessárias:
Aulas alinhadas ao ensino remoto
De nada adianta trazer a aula presencial para o ambiente virtual. O professor deve alinhar as aulas ao modelo de ensino remoto. Dessa forma, as atividades ocorrerão de forma mais dinâmica, prenderão a atenção dos alunos e aumentarão o engajamento da turma em relação ao conteúdo ministrado. Para isso, é preciso explorar o melhor da tecnologia, como animações, infográficos, podcasts, e-books, ou mesmo tours virtuais por parques e museus.
Definição conjunta de regras
Regras definidas em conjunto com os alunos geram melhores resultados, pois se cria na turma uma noção de pertencimento. Entretanto, cabe ao professor conduzir essa etapa, com sugestões previamente planejadas, para que os alunos as escolham. A turma, inclusive, pode escolher a dinâmica das atividades e sugerir alternativas. Dessa forma, os alunos se sentem muito mais engajados no ensino remoto.
Autonomia dos alunos
A tecnologia viabiliza a aula virtual, mas é fundamental que todos tenham acesso a ela. Cabe principalmente aos governantes sua contribuição nesse processo. Com a possibilidade de assistir às aulas remotamente e em tempo real, os alunos ganham maior autonomia no sistema de aprendizagem. Com isso, não apenas as habilidades cognitivas serão desenvolvidas como também as socioemocionais.
Adesão ao combinado
Quando os alunos participam ativamente do estabelecimento de regras, eles as aceitam mais facilmente. Dessa forma, a maioria adere ao que foi combinado anteriormente, o que melhora a disciplina e cria o senso de responsabilidade na turma. Com isso, o professor evita uma série de problemas comuns ao ensino remoto, como falta de atenção e brincadeiras, pois foi desenvolvido o espírito colaborativo na turma.
Responsabilidade social
O respeito e a solidariedade em relação ao outro mostram responsabilidade social. Com a pandemia, abster-se de algo em prol do bem-estar do outro colocou à tona esse conceito. Nesse sentido, o professor deve programar o ensino remoto embasado no coletivo, na preocupação com o outro. Dessa forma, é possível construir um mundo mais justo e solidário independentemente da classe social, do gênero e de outros fatores.
Conheça os Cursos CPT da Área Metodologias de Ensino:
Metodologias para Aprendizagem Ativa
Como se Tornar um Professor de Sucesso
Fonte: SAE Digital
Por Andréa Oliveira

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.