Avaliação do aluno nos ensinos fundamental e médio

Veja o que é necessário saber para se fazer uma avaliação precisa dos alunos desses dois períodos escolares

 A arte de ensinar

O exercício de dar aulas é uma atividade complexa. Além de exigir conhecimento dos professores, essa prática exige outra série de habilidades. Primeiramente, é preciso ter uma boa didática. Na profissão, é  necessário que o professor passe o conhecimento que ele possui ao aluno de forma eficiente. Muitas pessoas sabem muito mas não conseguem passar essas informações adiante.

Outro fator importante que cerca a carreira desses profissionais é a capacidade para lidar com pessoas. O jogo de cintura na hora de administrar situações desfavoráveis é um bom aliado no melhor exercício da profissão.

No entanto, uma área em que poucos tem perícia é a parte de avaliar os alunos. Existem ferramentas e estratégias que proporcionam uma análise mais precisa do desempenho dos alunos e é de grande importância que os professores estejam antenados a isso e busquem a aptidão no assunto.

No Curso Avaliação do Aluno no Processo Educacional Fundamental e Médio, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, a professora Rozimar Gomes da Silva Ferreira ensina como dominar a atividade de avaliar o aluno da maneira mais justa e adequada para os ensinos fundamental e médio.

Dificuldade de avaliar

 Como avaliar os alunos?

A avaliação normalmente é pautada por dois resultados. A aprovação e a temida reprovação. No entanto essa abordagem taxativa tem deixado os pais, alunos, professores e diretores preocupados com a real efetividade do ensino.

Será que todos os alunos que foram aprovados, de fato dominam suficientemente o conteúdo que foi aprendido? Quanto aos alunos reprovados, será que realmente eles não tiveram capacidade para alcançar a aptidão suficiente para passar? São questões difíceis de serem respondidas.

Os critérios de avaliação variam muito. Os fundamentos que regem a forma de avaliar do profissional tornam-se questionáveis a medida que o ensino passa por transformações. O método de avaliar alterna entre o estático e o flexível, e é difícil precisar o grau exato de mesclagem desses dois extremos.

A avaliação correta deve ser feita de forma segmentada, avaliando não só a disciplina em si, mas como fragmentos da disciplina. Dessa maneira, fica mais visível onde estão as dificuldades do aluno e aumentam-se as chances de saná-las.

Avaliação no ensino Fundamental

O ensino fundamental representa uma importante fase para o nosso crescimento e aprendizado. Tem duração de 9 anos e se inicia normalmente quando a criança completa 6 anos de idade.

É o período em que são construídas as bases comportamentais e as bases de conhecimento. É necessário que tenha um cuidado a mais com cada criança, sabendo corrigir as suas falhas e estimular suas competências de maneira sutil e compreensiva.

É nessa fase que as crianças são pela primeira vez colocadas a prova. Provas, testes e trabalhos são introduzidos pela primeira vez ao cotidiano delas.  Inicia-se então a ideia de compromisso.

A avaliação no ensino fundamental deve ser feita com cautela, sobretudo, pela imaturidade dos alunos. Mas de maneira gradativa, é necessário que as cobranças a eles aumentem, tanto quanto a carga de conhecimento passada pelo professor.

Avaliação no ensino Médio

Sala do ensino médio

O ensino médio é um período de 3 anos, no qual os alunos chegam normalmente com 14 a 15 anos. Com uma pequena base formada, ainda é um momento de muito cuidado. Apesar disso, nele já se lida com pré-adolescentes que conseguem ter uma visão mais madura das coisas.

Se trata de uma fase em que os pensamentos estão a todo vapor e alimentam um conjunto de desejos, perspectivas e sonhos.

Recentemente esse período foi pouco valorizado pelo sistema de ensino do país e se transformou em uma etapa mais voltada a preparação para o vestibular do que propriamente para a formação da cidadania.

Isso distorceu o real objetivo dessa fase de aprendizagem que é a construção do ser humano para a vida como um todo.

A forma adequada de ensino deve se pautar na busca pela formação mais completa dos alunos, dando-lhes a base suficiente para que corram atrás dos seus objetivos e ideais. Devem consolidar a ideia de compromisso e responsabilidade e proporcionarem um acesso irrestrito ao conhecimento.

A avaliação desses alunos deve ser feita estratégicamente para atender todos esses pressupostos.

Rozimar Gomes da Silva ,  professora do Curso Avaliação do Aluno no Processo Educacional Fundamental e Médio, criado pelo CPT, traz um conteúdo rico e diferenciado que fornece ao professor uma abordagem mais completa e humana para avaliar os alunos dos ensinos fundamental e médio da melhor maneira possível.

Por: Victor Monteiro

Cursos Relacionados

Curso Gestão de Sala de Aula Curso Gestão de Sala de Aula

Com Prof.ª Rozimar Ferreira

R$ 412,00 à vista ou em até 12x de R$ 34,33 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais
Curso Uso da Informática na Educação - Fundamental e Médio Curso Uso da Informática na Educação - Fundamental e Médio

Com Prof.ª Daphne Velihovetchi e Prof.ª Finkla Velihovetchi

R$ 412,00 à vista ou em até 12x de R$ 34,33 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais
Curso Aprendizagem Significativa Curso Aprendizagem Significativa

Com Prof. Dr. Per Christian

R$ 412,00 à vista ou em até 12x de R$ 34,33 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais
Curso Avaliação do Aluno no Processo Educacional - Fundamental e Médio Curso Avaliação do Aluno no Processo Educacional - Fundamental e Médio

Com Prof.ª Rozimar Ferreira

R$ 412,00 à vista ou em até 12x de R$ 34,33 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais
Curso Como se Tornar um Professor de Sucesso Curso Como se Tornar um Professor de Sucesso

Com Prof. Marcelo Henrique de Mello

R$ 398,00 à vista ou em até 12x de R$ 33,17 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais
Curso Mídias na Educação Curso Mídias na Educação

Com Prof. Marcos Orlando de Oliveira e Prof. Dr. Per Christian

R$ 398,00 à vista ou em até 12x de R$ 33,17 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Ediana Neves

20 de fev de 2013

A maneira de avaliar de cada professor é de suma importância, porque é nesse momento que vamos ter clareza se nós professores estamos colaborando com os alunos, se estamos realmente conseguindo alcançar os objetivos desejados ou não. Se não estamos conseguindo é necessário fazermos uma auto-avaliação e rever outras metodologias de ensino.

Resposta do Portal Cursos CPT

20 de fev de 2013

Olá, Ediana!

Agradecemos sua visita e seu comentário em nosso site.

Continue acessando nosso portal e fique sempre informada sobre novidades em sua área de atuação.

Atenciosamente,

Natália Parzanini Brum

EDIMILSON OLIVEIRA SOUZA

2 de nov de 2012

Gostaria de adquirir o curso sobre avaliação. Como irei proceder, para que eu possa concretizar este desejo? ABRAÇOS, ADOREI O VÍDEO!

Resposta do Portal Cursos CPT

5 de nov de 2012

Olá, Edimilson!

Nossas consultoras entrarão em contato para mais informações sobre o Curso Avaliação do Aluno no Processo Educacional.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Outros artigos relacionados à área Metodologia de Ensino

Últimos

Mais Lidos

Atendimento Online
Quer Facilidade