WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Professores, aqui estratégias para a educação de alunos com deficiência

Quando o professor sabe lidar com a turma, assumindo uma atitude facilitadora, ele beneficiará não somente os alunos com deficiência, mas a turma toda

Professores: conheçam as estratégias para a educação de alunos deficientes   Artigos Cursos CPT

As estratégias de trabalho para a educação de alunos com deficiência não diferem muitos das utilizadas com os alunos não deficientes. O desafio da escola hoje é o de encontrar um caminho pedagógico para alcançar o aprendizado de cada aluno, especificamente, uma vez que as deficiências constituem um grupo bastante heterogêneo com características que interferem diretamente na aprendizagem.

“Quando o professor sabe lidar com a turma, assumindo uma atitude facilitadora, ele beneficiará não somente os alunos com deficiência, mas a turma toda”, afirma Emiliane Rezende, professora do Curso CPT Educação Inclusiva e Educação Especial.


Alunos com deficiência demandam atenção individual, pois seu modo de processar as informações que recebe é diferente, mas precisam participar das atividades junto com os colegas, pois isso ajuda a estimular o interesse pelas atividades propostas e, como consequência, a aprendizagem.


Para que o trabalho em uma turma de inclusão flua de forma realmente satisfatória, o professor deve direcionar seu olhar para toda a turma, evitando rotular o aluno com deficiência. Para que os alunos com deficiência se interessem pelas aulas, o professor deve adaptar o seu modo de transmitir os conteúdos e a forma de expressão.


Não podemos deixar de salientar que a forma de ministrar o conteúdo sugerido pelos estudiosos do movimento inclusivo, colocada em prática e posteriormente intitulada como experiência bem sucedida de inclusão, é excelente para a turma.


Atualmente, as crianças são cada vez mais ativas e curiosas, pois vivem em um mundo cercado de tecnologia. Aulas expositivas tradicionais em que o professor passa enormes textos no quadro negro para que os alunos possam copiar, já estão muito ultrapassadas.


A ordem agora é inovar. E isso não quer dizer que seja necessário fazer coisas mirabolantes. Atitudes simples como organizar os alunos em grupos para discutir o tema exposto pelo professor, formular perguntas ou fazer desenhos provoca o interesse nas crianças.


O professor deve organizar os grupos para evitar que eles tenham sempre a mesma formação e com isso estimulará os alunos a interagirem com todos os colegas. Os alunos com deficiência devem fazer parte do grupo, e o professor deve estimular os colegas a terem para com eles atitudes respeitosas e colaborativas.


Apresentação de vídeos, excursões, aulas em outro ambiente que não seja a sala de aula, trabalhos em grupo, atividades musicais, teatrais, esportivas, dentre outras, indiscutivelmente, despertam o interesse não só dos alunos com deficiência, mas de todos os alunos, porque tornam a aprendizagem prazerosa e, portanto, muito mais significativa.

Gostou do assunto? Leia a(s) matéria(s) a seguir:


Especialista: Família e escola têm ser parceiras na inclusão de alunos especiais


Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 


Conheça os Cursos CPT da área Metodologia de Ensino.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

jotinha

18 de set. de 2023

Excelente matéria

Resposta do Portal Cursos CPT

19 de set. de 2023

Olá, Jotinha! Como vai?

Agradeço sua visita em nosso site!

Em breve, um de nossos consultores entrará em contato com informações sobre o curso na área desejada. Nosso DDD é 31.

Agradeço seu contato e precisando estou à disposição.

Abraço!!

Equipe CPT

Claudiana da Silva Barros

1 de jun. de 2023

Quero mas conteúdo

Resposta do Portal Cursos CPT

2 de jun. de 2023

Olá, Claudiana da Silva Barros! Como vai?

Agradeço sua visita em nosso site!

Verifiquei no meu sistema que um consultor da empresa está tentando contato com você, para passar informações sobre a área desejada. Nosso DDD é 31.

Se preferir, pode nos enviar uma mensagem através do WhatsApp (31)99294-0024.

Agradeço seu contato e precisando estou à disposição.

Abraço!!

Equipe CPT

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?