Na colheita da geleia real, o apicultor deve seguir todas as recomendações de higiene essenciais à qualidade do produto. No processo, deve-se retirar a colmeia do local, cuidadosamente, para evitar qualquer foco de contaminação. O processo de extração da geleia real pode ser realizado com o auxílio de uma espátula de aço inoxidável.
Muitos acreditam que o naturalista François Huber foi quem descobriu a geleia real. Ao observar na colmeia que as futuras abelhas rainhas se alimentavam de um tipo de geleia cremosa, clara e ácida, o especialista resolveu pesquisar a substância e detectou o quão nutritiva ela era.
A geleia real é um dos poderosos produtos da abelha, mas diferentemente do mel, apresenta pigmentação clara opaca e textura cremosa. “Produzida pelas abelhas operárias, para servir de alimento para as larvas da abelha rainha, a geleia real é constituída de nutrientes indispensáveis à manutenção da boa saúde humana.
Obter produtos da colmeia, como o mel, a própolis e a geleia real depende de dois fatores básicos: o planejamento e a instalação do apiário de forma racional e o uso de tecnologias de manejo adequadas, para cada um desses produtos, para que o empreendimento apícola tenha rentabilidade. O maior importador de mel do Brasil são os Estados Unidos, que ficaram com pouco mais de 5.000 t, estando em segundo lugar a Alemanha, com 4.800 t.
Geleia é uma espécie de conserva, de aspecto gelatinoso e brilhante, preparada com frutas naturais, mais açúcar. De acordo com Roseane Mendonça de Figueiredo, professora do Curso CPT Produção e Processamento de Pimenta, "Uma boa geleia deve apresentar as seguintes características: ser clara, macia, gelatinosa, brilhante e quase translúcida. Deve ter cor atraente e aroma característico da fruta utilizada". Nesta receita, deve-se utilizar pimentas com ardume de médio a alto, como ocorre com a pimenta malagueta ou a dedo de moça. Aprenda, agora, como produzir uma deliciosa geleia de pimenta com abacaxi:
Quer aprender uma receita de sobremesa para saborear com toda a sua família e amigos no final de semana? A dica da vez é preparar para a galera uma deliciosa torta gelada, daquelas de "comer rezando". Quer saber qual é? Bis com sorvete! Você precisará de apenas 3 ingredientes: sorvete, bis e brigadeiro - que se em separado já são uma delícia, imagine juntos. O melhor? O melhor de tudo é que essa torta gelada é super rápida de fazer. Gostou da ideia? Então, mãos à obra, mas, atenção, nada de fazer em pouca quantidade, porque essa loucura gelada para os dias quentes tem gostinho de quero mais.
A Apiterapia consiste na mistura dos vários produtos, colhidos, transformados e segregados pelas abelhas, no tratamento de disfunções orgânicas e emocionais dos seres humanos. Entre esses poderosos produtos destacam-se o mel, a própolis, a geleia real e a cera.
A pectina é uma substância contida em determinadas frutas, a qual, na presença de certa acidez e teor de açúcar, propicia à geleia a sua característica gelatinosa. Pode-se dizer, então, que a pectina é a alma das geleias. Sem pectina, a geleia não dá ponto, ou fica mole ou fica puxa-puxa. No entanto, a pimenta não contém pectina nem acidez em sua constituição. Por esse motivo, há necessidade de se adicionarem essas substâncias. No caso da pectina, pode-se adquirir esse produto pronto no comércio. Naturalmente, ele pode ser extraído da laranja, do limão ou do maracujá. Adiciona-se à geleia, na base de 10 g de pectina em pó, para cada quilo de açúcar utilizado na geleia. Se for utilizada a pectina caseira, coloca-se um copo (tipo americano) para cada litro de suco.
Os conhecimentos são relevantes, quando o novo conhecimento a ser aprendido tem algo a ver com a vida do aprendiz, sendo importante para ele mesmo. Isso quer dizer que o conteúdo tem de ser contextualmente relevante, que esteja contextualizado com sua realidade e, consequentemente, seja concreto para o aluno. Esse é mais um aspecto conceitual que torna as aulas demonstrativas e práticas muito importantes no contexto da aprendizagem. Quanto mais concreto é o conhecimento e quanto mais próximo da realidade, mais relevante ele se torna para o aluno.
Desde o nascimento, as crianças observam e examinam ao seu redor, buscando informações sobre o mundo por meio dos sentidos. De início, sua compreensão do mundo físico está limitada ao seu campo perceptual: as coisas que elas não percebem não existem, e as que elas percebem, muitas vezes, parecem inexplicáveis. Por isso, elas obtêm sentido do mundo pelo movimento e pelas sensações. Principalmente, porque têm uma curiosidade impressionante, que as impele à ação - tocar, provar, pensar, misturar, derramar. É assim que surge o conhecimento da criança em relação à natureza e à sociedade.