Apiterapia - tratamento com o uso do mel, da própolis, da geleia real e da cera

Os produtos segregados pelas abelhas possuem alto potencial energético e de conhecidas propriedades medicinais no tratamento de disfunções orgânicas e emocionais dos seres humanos

APITERAPIA

As abelhas produzem o mel a partir do néctar das flores e o armazena nos favos

A Apiterapia consiste na mistura dos vários produtos, colhidos, transformados e segregados pelas abelhas, no tratamento de disfunções orgânicas e emocionais dos seres humanos. Entre esses poderosos produtos destacam-se o mel, a própolis, a geleia real e a cera.

Atualmente, as abelhas são altamente estudadas, consideradas e respeitadas pelo homem não só devido ao seu potencial em ajudá-lo, por meio da sua organização como também por ajudar a natureza, com a polinização das flores, por todo o mundo.

As abelhas, insetos que vivem em colmeias formadas por favos de cera construídos por elas mesmas, produzem o mel a partir do néctar das flores e o armazena nos favos. Estes favos se apresentam como um conjunto de estruturas hexagonais, em formato de alvéolos, onde o mel e o pólen são armazenados, como reserva para os períodos de escassez alimentar. É também dos favos, onde ocorre a postura dos ovos, que sairão as abelhas jovens.

Em função das espécies de flores, o mel tem sua cor, seu sabor e perfume diretamente relacionados à predominância da florada. O mel pode ser considerado o único produto natural doce que contém açúcares, enzimas e diversos sais minerais e vitaminas essenciais à saúde humana.

“O mel é, sem dúvida, um alimento de alto potencial energético e de conhecidas propriedades medicinais”, afirma o professor Carlos Eduardo Carvalho dos Santos, do curso Apiterapia – Tratamento com Produtos das Abelhas, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

APITERAPIA

O mel é, sem dúvida, um alimento de alto potencial energético e de conhecidas propriedades medicinais 

Mel
O mel é um alimento da mais alta qualidade, que pode e deve ser utilizado no dia a dia pelas pessoas, como forma de manter uma vida mais saudável. Entretanto, seu uso como apoio a tratamento de diversas doenças é muito amplo na apiterapia. Para se ter uma ideia dessa ação, basta dizer que o consumo de mel tem grande influência sobre a longevidade humana, dada a presença de diversas enzimas, vitaminas e ainda oligoelementos químicos, importantes para o bom funcionamento do organismo humano, que são muito valorizados pela medicina orto-molecular. A ação do mel sobre a sua própria conservação é muito interessante. É um produto com alto teor nutricional, rico em energia, que pode ser mantido fora da geladeira por longos períodos, sem que se deteriore, graças à ação de diversas substâncias que impedem o desenvolvimento de bactérias, bacilos e fungos e outros microrganismos.

Composição do mel
A depender do tipo de flores, pode ter uma concentração baixa de nutrientes. Mesmo assim, o mel ainda é superior aos açúcares refinados. Como regra, o mel, naturalmente, escuro, contém maior quantidade de minerais que o mel de cor clara. É importante não confundir mel açucarado com xarope e mel cristalizado naturalmente, com alto teor de frutose e glicose. O melhor método de descristalização é o solar, por não destruir suas propriedades, se usar banho-maria, e não tiver um termômetro, usar o contato da pele suportável na água. Mel de uso na embalagem não deve entrar em contato com a saliva, que poderá fermentar.

Poder terapêutico do mel
No alcoolismo, o mel ativa a eliminação do álcool do sangue em até 35 %. Para o coração, o mel aumenta a circulação nos vasos coronarianos. Fornece energia ao coração fatigado, facilitando suas contrações. Em casos graves de transtornos cardíacos, fazem-se injeções de mel desproteinado. O mel também é indicado no auxílio ao crescimento sendo indicado para os recém nascidos que não suportam o açúcar. Na diabetes, indica-se adoçar os alimentos com mel de acácia. Nos casos de envenenamento por cogumelos, propõe-se uma injeção de água melada ou um clister de mel (100 g/L de água), enquanto se espera o médico. O efeito, no sangue dos intoxicados por cogumelos, está no empobrecido de glicose. O mel puro é uma fonte rápida de energia e um suplemento natural de vitaminas, principalmente do grupo B e vários minerais. Antibacteriano moderado e com propriedades antibióticas, o mel acalma dores de garganta. Em alguns estudos, foi usado mel puro para suprimir o crescimento bacteriano, particularmente em feridas abertas. Como regra geral, os germes não crescem no Mel puro. Por essa razão, é recomendado na nutrição de crianças e enfermos. Para os desportistas, nos treinamentos, aconselha-se tomar 30 g por dia. No futebol, basquete e voleibol, de 30 a 60 g por dia, meia hora antes do exercício. Na natação, aconselha-se 40 g meia hora antes da competição; Nas corridas, sugere-se de 15 a 30 g 20 minutos antes da prova. No ciclismo propõe-se o mel na alimentação e durante o percurso. Na marcha, recomenda-se o mel em intervalos regulares. Mel com sumo de limão também é indicado para auxiliar no repouso. No sangue, o mel aumenta a taxa de hemoglobina. O mel é rico em Glicose-Oxidase, por ser o Peróxido de Hidrogênio altamente bactericida. O mel tem propriedades Bacteriostáticas e, dessa forma, o consumo de mel auxilia nas enterites (inflamação do intestino) e úlceras gástricas. No tratamento das feridas, o mel possui propriedades anti-sépticas. Aplicação sobre úlceras, cortes e feridas. Acelera a regeneração celular.

APITERAPIA

A própolis é encontrada no interior das colmeias, ou mesmo na parte externa, calafetando frestas

Própolis
A própolis é encontrada no interior das colmeias, ou mesmo na parte externa, calafetando frestas. É uma substância resinosa escura, de coloração que varia de amarelo esverdeado a marrom-escura. Sua consistência varia com a temperatura do ambiente: quanto mais frio, mais dura; quanto mais quente, mais maleável. Estudos sobre a composição química revelaram propriedades desinfetantes, bactericidas, fungicidas e antioxidantes. Daí seu uso há séculos com fins terapêuticos pelo homem.

Composição da própolis
A composição química da própolis varia conforme a vegetação da área de influência do apiário, onde as abelhas são criadas para sua produção. 50% a 60% dela é composta por resinas e bálsamos; entre 30% e 40%, cera; 5% a 10% de óleos essenciais, aproximadamente cinco por cento de grãos de pólen, além de microelementos como zinco, cálcio, estrôncio, ferro, cobre, manganês e pequenas quantidades de vitaminas B1, B2, B6, C e E.

Poder terapêutico da própolis
Atualmente, a própolis é considerada um dos mais eficientes remédios naturais redescobertos pelo ocidente. Na antiga Assíria, a própolis em pó era utilizada no tratamento de infecções e intumescências, ao mesmo tempo em que foi utilizada para acelerar o crescimento dos cabelos. Há, também, registros que apontam o uso da própolis como um remédio para tratamento de abscessos e feridas na prevenção das infecções. A própolis serve para eliminar os agentes estranhos que penetraram no corpo. Existe uma vasta literatura sobre o uso e as aplicações no passado, de modo que o seu excelente resultado já está praticamente comprovado pela aplicação popular e histórica. Conclui-se, portanto, que a Própolis deve apresentar pelo menos de 300 a 400 substâncias distintas. Minerais encontrados: Ferro, Cobre, Manganês, Zinco, Cálcio, Estrôncio, entre outros. Foram encontrados 14 ácidos carbônicos, entre os quais são importantes os ácidos graxos poli-insaturados, e o ácido Linólico por seu papel no desempenho no controle da arteriosclerose, diminuição dos riscos de trombose e na elevação da capacidade defensiva do organismo. As Enzimas mais importantes existentes na Própolis são: amilase, catepsinas, lipase, tripsina. Foram encontradas quantidades variáveis das Vitaminas,A B1, B2, B6, C, E, H, ácido nicotínico e ácido pantotênico.  Esteroides em baixas concentrações: Calinasterol, Fucosterol, Dehidrofucosterol e Estimasterol têm os principais componentes derivados de ácidos fenólicos como o isoferúlico, caféico e cinâmico.  Açúcares identificados D-gulose, D-ramnose, D-glucitol, talose, D-frutose, D-glucose e sacarose. A Própolis contém quantidades ínfimas de substâncias ainda desconhecidas. O poder da Própolis está na Sinergia. É usada no tratamento de queimaduras e disfunções dermatológicas. Pesquisas indicam a Própolis em alguns tipos de Câncer e ação Antioxidante dada a sua composição em Quercetinas, Ácido Cafeico-Fenetilesser, Diterpeno de Clerodan, no Japão pesquisas para aumentar o poder das células NK (células digestoras naturais ou ação macrofágica), já estão em andamento com ótimos resultados.

APITERAPIA

A larva alimentada com geleia real e direcionada a ser uma Rainha

Geleia Real
A matéria prima da geleia real é o Pólen transformado pelas nutrizes através das glândulas hipofarigeanas (denominado leite das abelhas). A larva alimentada com geleia real e direcionada a ser uma Rainha. Leva de 15 a 16 dias para o desenvolvimento e vive quatro a cinco anos.

Composição da geleia real
Na geleia real são encontrados diversos hormônios na sua composição: como estradiol, progesterona e testosterona, em pequenas quantidades, nanogramas por 100 g, como mostrados nessa tabela, mas suficientes para garantir efeitos positivos ao organismo humano.

Poder terapêutico da geleia real
A geleia real é rica em nutrientes e contém uma grande quantidade de substâncias ativas. Esses princípios ativos têm uma importante função, ativando e suprimindo o sistema venoso e endógeno do organismo, recuperando e coordenando as funções metabólicas de várias partes do organismo senil. Ela age como um estimulante biológico e energético das diferentes funções orgânicas, melhorando o estado geral do organismo, aumentando a capacidade física e intelectual de quem a consome, havendo registros de sua atuação positiva contra arteriosclerose, úlceras, anemias e depressão, enfim, facilitando o metabolismo celular, agindo como estimulante, fortificante. Acelera a recuperação e tonifica o organismo, evita o envelhecimento precoce e é um excelente antibiótico e anti-infeccioso. Esses efeitos são conseguidos, ao se consumir pequenas quantidades diárias que variam 1,0 a 2,0 g, colocadas sob a língua, onde sua absorção acontece de uma forma mais completa. O valor nutritivo da geleia real é superior ao colostro e ao leite normal dos mamíferos. Similar ao fluído tissular embrionário. Ela é eficaz na redução de gordura no sangue prevenindo a arteriosclerose. Atua na diminuição das altas taxas de açúcar. Estimula a produção de glóbulos vermelhos. Inibe o desenvolvimento de alguns tipos de tumores, inibindo a difusão de células tumorais. É eficaz na diminuição das taxas de colesterol, triglicérides e beta lipoproteínas, podendo normalizar a pressão sanguínea, (controle do envelhecimento precoce). É amplamente utilizada terapia com a diabetes, nas disfunções hepáticas, nas disfunções gástricas e intestinais, na neurastenia (disfunções neurológicas). Na  síndrome do climatério masculino e feminino e nas atividades endócrinas com atividades sexuais.

APITERAPIA

Depois de adicionado o Pólen e Própolis, as lâminas de cera se transformam nos favos. Células hexagonais, perfeitamente equiláteras e alinhadas

Cera
A cera de abelhas é a substância segregada pelas glândulas ceríferas das operárias jovens. Das escamas ou anelídeos saem a cera do abdômen recolhidas e moldadas pelas mandíbulas das operárias. Depois de adicionado o Pólen e Própolis, as lâminas de cera se transformam nos favos.  Assim, formam-se as células hexagonais, perfeitamente equiláteras e alinhadas. Constata-se que de todas as formas geométricas possíveis, as abelhas escolheram o hexágono, sendo a forma que mais economiza cera. As abelhas gastam de 7,0 a 8,0 kg de mel para produzir 1,0 kg de cera.

Composição da cera
A Cera de abelhas é rica em Vitamina A: 100 g contêm 4.096 U.I. (Unidades Internacional. 1,0 mg. de Vitamina A corresponde a 3.300 U.I.) enquanto a carne de rês contém 60 U.I. desse componente vitamínico.

Propriedades terapêuticas da cera
As propriedades terapêuticas da cera de abelha já era conhecida desde a antiguidade. Avicena, em seu famoso "Cânon da medicina", cita várias fórmulas, que incluem em sua composição a cera de Abelhas. Nos Estados Unidos, ao chiclete feito de cera dos favos, atribuem-se certas propriedades úteis, entre elas, a de ativar a secreção da saliva e o suco gástrico, eliminar os cálculos dentários e as concentrações de nicotina nos fumantes. O Dr. D.K. Yarwiss, em seu livro editado em Nova York, recomenda mascar um preparado de Cera e Mel para limpar a nasofaringe, e como remédio insubstituível no caso de sinusites, asma e febre do feno.


Saiba mais sobre Apiterapia, acessando o artigo Apiterapia - benefícios e indicações desse método da medicina natural


Confira mais informações, acessando os cursos da área Apicultura.

Por Silvana Teixeira

 

 

 

Cursos Relacionados

Curso Planejamento e Implantação de Apiário Curso Planejamento e Implantação de Apiário

Com Prof. Paulo Sérgio Cavalcanti Costa

R$ 420,00 à vista ou em até 12x de R$ 35,00 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais
Curso Manejo do Apiário - Mais Mel com Qualidade Curso Manejo do Apiário - Mais Mel com Qualidade

Com Prof. Paulo Sérgio Cavalcanti Costa

R$ 420,00 à vista ou em até 12x de R$ 35,00 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais
Curso Processamento de Mel Puro e Composto Curso Processamento de Mel Puro e Composto

Com Prof. Paulo Sérgio Cavalcanti Costa

R$ 398,00 à vista ou em até 12x de R$ 33,17 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais
Curso Produção e Processamento de Própolis e Cera Curso Produção e Processamento de Própolis e Cera

Com Prof. Paulo Sérgio Cavalcanti Costa

R$ 398,00 à vista ou em até 12x de R$ 33,17 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais
Curso Apiterapia - Tratamento com Produtos das Abelhas Curso Apiterapia - Tratamento com Produtos das Abelhas

Com Prof. Carlos Eduardo Carvalho dos Santos

R$ 378,00 à vista ou em até 12x de R$ 31,50 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais
Curso Produção de Pólen e Geleia Real Curso Produção de Pólen e Geleia Real

Com Prof. Paulo Sérgio Cavalcanti Costa

R$ 398,00 à vista ou em até 12x de R$ 33,17 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Ângela

20 de jan de 2018

Gostaria de saber mais sobre as abelhas

Resposta do Portal Cursos CPT

22 de jan de 2018

Olá Ângela,

Para mais informações sobre as abelhas, cadastramos seu e-mail para receber nosso boletim informativo.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Uazir Abudo - Moçambique

16 de jun de 2013

Peço vossa ajuda! A minha empresa iniciou com apicultura - produção de mel com ferrão, não tenho o poder de compra para frequentar o curso a distancia. Me ajudem na obtenção de conhecimento básicos e técnicos para produção e processamento de Mel

Resposta do Portal Cursos CPT

17 de jun de 2013

Olá, Uazir!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Para mais informações sobre os cursos da área apicultura nossas consultoras entrarão em contato.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Outros artigos relacionados à área Apicultura

Últimos

Mais Lidos

Atendimento Online
Quer Facilidade