WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Apiterapia: tratamento com o uso do mel, própolis, geleia real e cera

Os produtos segregados pelas abelhas possuem alto potencial energético e de conhecidas propriedades medicinais no tratamento de disfunções orgânicas e emocionais dos seres humanos

Apiterapia: tratamento com o uso do mel, própolis, geleia real e cera

A Apiterapia consiste na mistura dos vários produtos, colhidos, transformados e segregados pelas abelhas, no tratamento de disfunções orgânicas e emocionais dos seres humanos. Entre esses poderosos produtos destacam-se o mel, a própolis, a geleia real e a cera.


Atualmente, as abelhas são altamente estudadas, consideradas e respeitadas pelo homem não só devido ao seu potencial em ajudá-lo, por meio da sua organização como também por ajudar a natureza, com a polinização das flores, por todo o mundo.


As abelhas, insetos que vivem em colmeias formadas por favos de cera construídos por elas mesmas, produzem o mel a partir do néctar das flores e o armazena nos favos. Estes favos se apresentam como um conjunto de estruturas hexagonais, em formato de alvéolos, onde o mel e o pólen são armazenados, como reserva para os períodos de escassez alimentar. É também dos favos, onde ocorre a postura dos ovos, que sairão as abelhas jovens.


Em função das espécies de flores, o mel tem sua cor, seu sabor e perfume diretamente relacionados à predominância da florada. O mel pode ser considerado o único produto natural doce que contém açúcares, enzimas e diversos sais minerais e vitaminas essenciais à saúde humana.


“O mel é, sem dúvida, um alimento de alto potencial energético e de conhecidas propriedades medicinais”, afirma o professor Carlos Eduardo Carvalho dos Santos, do Curso CPT Apiterapia – Tratamento com Produtos das Abelhas.


O seu consumo tem grande influência sobre a longevidade humana, dada a presença de diversas enzimas, vitaminas e ainda oligoelementos químicos, importantes para o bom funcionamento do organismo humano, que são muito valorizados pela medicina orto-molecular.


Poder terapêutico do mel

O mel possui diversas propriedades benéficas para o organismo. No caso do alcoolismo, ele ajuda a eliminar o álcool do sangue em até 35%. Para o coração, o mel aumenta a circulação nos vasos coronarianos, fornecendo energia e facilitando suas contrações. Em casos graves de transtornos cardíacos, o mel desproteinado pode ser injetado.

O mel também é recomendado no auxílio ao crescimento, sendo indicado para recém-nascidos que não toleram açúcar. Na diabetes, é indicado adoçar os alimentos com mel de acácia. Em casos de envenenamento por cogumelos, sugere-se uma injeção de água melada ou um clister de mel (100 g de mel para cada litro de água) enquanto se espera atendimento médico.

O mel é uma fonte rápida de energia, contendo vitaminas do grupo B e vários minerais. Possui propriedades antibacterianas moderadas e propriedades antibióticas, sendo eficaz no alívio de dores de garganta. Estudos mostram que o mel puro pode ser usado para inibir o crescimento bacteriano, especialmente em feridas abertas.

Geralmente, germes não se desenvolvem em mel puro, o que o torna recomendado na alimentação de crianças e pessoas doentes. Para atletas, é aconselhável consumir 30 g de mel por dia durante os treinamentos. Em esportes como futebol, basquete e voleibol, recomenda-se de 30 a 60 g de mel por dia, meia hora antes do exercício. Na natação, sugere-se 40 g de mel meia hora antes da competição, enquanto em corridas, de 15 a 30 g são recomendados 20 minutos antes da prova. No ciclismo, o mel pode ser consumido durante o percurso, e na marcha, é indicado consumi-lo em intervalos regulares.

A mistura de mel com suco de limão também é indicada para auxiliar no repouso. Além disso, o consumo de mel aumenta a taxa de hemoglobina no sangue. O mel é rico em Glicose-Oxidase, que é altamente bactericida devido ao Peróxido de Hidrogênio presente. Ele também possui propriedades bacteriostáticas, o que auxilia no tratamento de inflamações intestinais e úlceras gástricas.

No tratamento de feridas, o mel possui propriedades anti-sépticas, podendo ser aplicado em úlceras, cortes e feridas para acelerar a regeneração celular.

Composição da própolis

A própolis é conhecida há séculos pelo homem devido às suas propriedades terapêuticas. Ela possui propriedades desinfetantes, bactericidas, fungicidas e antioxidantes.

A composição química da própolis varia de acordo com a vegetação presente na região onde as abelhas produzem. Cerca de 50% a 60% da própolis é composta por resinas e bálsamos, enquanto de 30% a 40% é composta por cera. Além disso, ela contém aproximadamente 5% a 10% de óleos essenciais, cerca de 5% de grãos de pólen e pequenas quantidades de microelementos como zinco, cálcio, estrôncio, ferro, cobre, manganês, bem como vitaminas B1, B2, B6, C e E.


Poder terapêutico da própolis

Atualmente, a própolis é considerada um dos mais eficientes remédios naturais redescobertos pelo ocidente. Deve apresentar pelo menos 400 substâncias distintas, como Ferro, Cobre, Manganês, Zinco, Cálcio, Estrôncio, entre outros.

Foram encontrados 14 ácidos carbônicos, entre os quais os ácidos graxos poli-insaturados e o ácido Linólico, importante no controle da arteriosclerose, diminuição dos riscos de trombose e na elevação da capacidade defensiva do organismo.

Entre as Enzimas mais importantes estão a amilase, catepsinas, lipase, tripsina. Foram encontradas quantidades variáveis das Vitaminas, A B1, B2, B6, C, E, H, ácido nicotínico e ácido pantotênico.  Quanto aos Esteroides em baixas concentrações estão o Calinasterol, Fucosterol, Dehidrofucosterol e Estimasterol. Também os açúcares identificados D-gulose, D-ramnose, D-glucitol, talose, D-frutose, D-glucose e sacarose. A Própolis contém quantidades ínfimas de substâncias ainda desconhecidas.

O poder da Própolis está na Sinergia. É usada no tratamento de queimaduras e disfunções dermatológicas. Pesquisas indicam a Própolis em alguns tipos de Câncer. Tem ação Antioxidante dada a sua composição em Quercetinas, Ácido Cafeico-Fenetilesser, Diterpeno de Clerodan.


Poder terapêutico da geleia real

A geleia real contém diversos hormônios em sua composição, como estradiol, progesterona e testosterona, em pequenas quantidades (nanogramas por 100 g), porém suficientes para proporcionar efeitos positivos ao organismo humano.

A geleia real é rica em nutrientes e contém uma variedade de substâncias ativas. Esses componentes desempenham um papel importante ao ativar e regular o sistema venoso e endócrino do organismo, auxiliando na recuperação e coordenação das funções metabólicas em diferentes partes do corpo.

Ela age como um estimulante biológico e energético das diversas funções orgânicas, melhorando o estado geral do organismo, aumentando a capacidade física e mental daqueles que a consomem. Há relatos de sua atuação positiva contra arteriosclerose, úlceras, anemias e depressão, além de facilitar o metabolismo celular e agir como um estimulante e fortificante. A geleia real acelera a recuperação, tonifica o organismo, previne o envelhecimento precoce e possui propriedades antibióticas e anti-infecciosas.

Esses efeitos podem ser obtidos com o consumo diário de pequenas quantidades de 1 a 2 g, colocadas sob a língua, onde sua absorção ocorre de forma mais completa. O valor nutricional da geleia real é superior ao colostro e ao leite comum dos mamíferos, sendo semelhante ao fluido tissular embrionário.

Ela é eficaz na redução dos níveis de gordura no sangue, prevenindo a arteriosclerose, e contribui para a diminuição dos altos níveis de açúcar. A geleia real estimula a produção de glóbulos vermelhos e inibe o desenvolvimento de certos tipos de tumores, impedindo a disseminação de células cancerosas.

Além disso, a geleia real é eficaz na redução dos níveis de colesterol, triglicerídeos e beta lipoproteínas, podendo normalizar a pressão sanguínea e auxiliar no controle do envelhecimento precoce. Ela é amplamente utilizada na terapia para diabetes, disfunções hepáticas, disfunções gástricas e intestinais, neurastenia (distúrbios neurológicos), síndrome do climatério masculino e feminino, e nas atividades endócrinas relacionadas à função sexual.


Propriedades terapêuticas da cera

A Cera de abelhas é rica em Vitamina A: 100 g contêm 4.096 U.I. (Unidades Internacional. 1 mg. de Vitamina A corresponde a 3.300 U.I.) enquanto a carne de rês contém 60 U.I. desse componente vitamínico.

Nos Estados Unidos, ao chiclete feito de cera dos favos atribuem-se certas propriedades úteis, entre elas a de ativar a secreção da saliva e o suco gástrico, eliminar os cálculos dentários e as concentrações de nicotina nos fumantes. O Dr. D.K. Yarwiss, em seu livro editado em Nova York, recomenda mascar um preparado de Cera e Mel para limpar a nasofaringe, e como remédio insubstituível no caso de sinusites, asma e febre do feno.


Conheça os Cursos CPT da área Apicultura.
Por Silvana Teixeira. 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Mario Genshei Sinzato

20 de jun. de 2023

Porque não consigo encontrar o produto Melcomposto apiterapico 300g ou 250g a base de mel ,propolis, polen e geleia real?

Resposta do Portal Cursos CPT

21 de jun. de 2023

Olá, Mario Genshei Sinzato! Como vai?

Verifiquei no meu sistema que um consultor da empresa já fez em contato com você, passando informações sobre a área desejada.

Se preferir, pode nos enviar uma mensagem através do WhatsApp (31)99294-0024.

Agradeço seu contato e precisando estamos à disposição.

Abraço!!

Equipe CPT

Ary Lima De Jesus

6 de dez. de 2022

E muito importantes

Resposta do Portal Cursos CPT

6 de dez. de 2022

Olá, Ary! Tudo bem? 

Agradeço sua visita em nosso site! 

Fico feliz por ter gostado do nosso conteúdo! 

Abraço! 

Equipe CPT.

Claudia Martins de Sousa Moreira

21 de dez. de 2021

Boa tarde! Eu gostaria de saber mais sobre o consumo da cera de abelha para humanos. Como consumir,em qual quantidade, de quanto em quanto tempo posso usar e qualquer outra informação necessária para a ingestão correta da cera de abelha. Obrigada.

Resposta do Portal Cursos CPT

21 de dez. de 2021

Olá, Claudia! Tudo bem com você?

A cera de abelha é utilizada principalmente como medicamento e cosmético, o seu uso pode tratar feridas e doenças de pele até remover células mortas por meio da esfoliação.

A dose adequada depende de vários fatores, incluindo idade, estado de saúde e várias condições de saúde inerentes à cada pessoa. Mas o ideal é consultar um profissional de saúde antes de iniciar o uso.

A empresa CPT trabalha com cursos de capacitação profissional 100% online e você pode fazê-lo de onde quiser!!

No link a seguir você encontra maiores informações sobre o curso https://www.cpt.com.br/cursos-criacaodeabelhas/apiterapia-tratamento-com-produtos-das-abelhas, você também pode ligar na central de atendimento no número (31)3899-7000 ou informar seu número de telefone ou WhatsApp aqui nos comentários que uma de nossas consultoras entrará em contato. Abraço!

Karina Theodoro

Ângela

20 de jan. de 2018

Gostaria de saber mais sobre as abelhas

Resposta do Portal Cursos CPT

22 de jan. de 2018

Olá Ângela,

Para mais informações sobre as abelhas, cadastramos seu e-mail para receber nosso boletim informativo.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Uazir Abudo - Moçambique

16 de jun. de 2013

Peço vossa ajuda! A minha empresa iniciou com apicultura - produção de mel com ferrão, não tenho o poder de compra para frequentar o curso a distancia. Me ajudem na obtenção de conhecimento básicos e técnicos para produção e processamento de Mel

Resposta do Portal Cursos CPT

17 de jun. de 2013

Olá, Uazir!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Para mais informações sobre os cursos da área apicultura nossas consultoras entrarão em contato.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?