WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Geleia real: colheita e processamento

Para que a geleia real não perca seu valor biológico , a colheita deve ser feita cercada de cuidados com a higiene e com a conservação do produto

 

Produção de geleia real

Para a produção de geleia real, pode-se usar uma colmeia não orfanada

Obter produtos da colmeia, como o mel, a própolis e a geleia real depende de dois fatores básicos: o planejamento e a instalação do apiário de forma racional e o uso de tecnologias de manejo adequadas, para cada um desses produtos, para que o empreendimento apícola tenha rentabilidade. O maior importador de mel do Brasil são os Estados Unidos, que ficaram com pouco mais de 5.000 t, estando em segundo lugar a Alemanha, com 4.800 t.

Até o ano de 2001, existiam no Brasil pelo menos 80.000 apicultores, a maioria microprodutores informais. Nesse mesmo ano, havia 1.500 empresas ligadas à atividade apícola, registradas no país, oferecendo pelo menos 10 mil empregos diretos. Entretanto, não existem estimativas sobre o percentual de apicultores que se dedicam, esporadicamente ou profissionalmente, à produção de pólen e de geleia real.

 

“Esses dois produtos não acompanharam o crescimento do mercado de mel, mas continuam como produtos de alto valor no mercado, cuja produção não atende à demanda”, afirmam os professores Paulo Sérgio Cavalcanti Costa e Etelvina Conceição Almeida da Silva, do curso Produção de Pólen e Geleia Real, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

 

De qualquer maneira, aqueles que pretendem se iniciar nessa atividade, seja como complemento à atividade apícola já desenvolvida, seja como possível atividade principal, terão de levar em conta alguns fatores importantes. Um deles é o correto planejamento das instalações para que se racionalize os gastos de implantação, permitindo que, posteriormente, o apiário seja produtivo. Além disso, o produtor deverá estar atento à evolução do mercado, que é muito dinâmico.

 

1) Geleia Real

 

1.1) Colheita

 

A coleta da geleia real, ainda no apiário, tem de ser executada mediante cuidados com a higiene. Após a retirada da colmeia, sejam as realeiras produzidas pelo método de puxada natural, sejam os quadros porta-cúpulas, ambos deverão ser colocados em uma caixa plástica para transporte, esta previamente higienizada. Após a retirada das colmeias, o material deve ser levado o mais rápido possível para o laboratório onde será feita a extração.

 

1.2) Extração

 

A geleia real pode ser extraída das realeiras ou dos quadros porta-cúpulas com uma espátula de aço inoxidável, passada contra a parede da célula, raspando-se o material. Não devem sobrar restos de geleia nas cúpulas, devido a seu alto valor. Porém, deve-se cuidar para não raspar com muita força, o que acaba fazendo com que porções de cera sejam recolhidas com a geleia, diminuindo sua qualidade.

 

Outra alternativa para a extração é o uso de uma pequena bomba, semelhante às bombas de sucção, utilizadas em consultórios dentários. Esse equipamento gera pressão negativa em um tubo de coleta, que, por sua vez, passa por um recipiente, onde a geleia retirada é depositada. É aconselhável aos apiários especializados em produção de geleia real onde há grande quantidade do produto a ser extraído diariamente.

 

1.3) Armazenamento

 

No processamento e armazenamento da geleia real, é preciso levar em conta que a atividade biológica desse produto é instável e sua qualidade se perde com o tempo de armazenamento. Luz, ar, temperatura, umidade e reações químicas, com recipientes ou outros produtos relacionados à colheita e ao processamento, podem destruir determinados componentes ativos da geleia.

 

O oxigênio presente no ar, por exemplo, pode provocar a oxidação, destruindo vários de seus princípios ativos. O calor também é muito danoso, o que determina que, mesmo a uma temperatura de três a cinco graus centígrados positivos, a geleia perca suas atividades biológicas em um prazo que pode variar de 12 a 24 horas.

 

Por tudo isso, a temperatura ideal de estocagem é de – 18ºC. Além disso, o recipiente deve ser mantido fechado e ao abrigo da luz, podendo, inclusive, envolver os recipientes com algum tipo de revestimento opaco, como o papel laminado, por exemplo.

 

1.4) Testes de qualidade

 

É possível verificar se a geleia mantém suas qualidades por meio de dois testes. O primeiro deles é o organoléptico, em que se deve dar atenção a alguns aspectos importantes: o sabor deve ser ácido, picante, doce e adstringente. Em termos de aparência, verifica-se que tem brilho, é ligeiramente pegajosa e tem consistência pastosa. Já o teste enzimático, por exemplo, feito em laboratório, verifica a atividade biológica, ao medir a atividade de uma de suas enzimas, a glicose-oxidase.

 

A pureza da geleia também pode ser testada em laboratório especializado. O teste de alcalinidade verifica falsificação com óleo, gorduras, clara de ovo ou lactoalbumina. O teste do Iodo, por sua vez, verifica a presença de amido.

 

1.5) Comercialização

 

A produção de geleia real da China passa de 1.000 t anuais, 30% desse total é exportado e o restante consumido, internamente, na produção de medicamentos e alimentos especiais. Centenas de indústrias de alimentos processam produtos que têm a geleia real em sua composição. Da mesma maneira, na Rússia, a indústria farmacêutica usa, intensamente, a geleia. No Brasil, não existem dados de pesquisas sobre o assunto. O uso ainda é muito pequeno e restrito a pequenos círculos de consumidores que conhecem muito bem esse produto.

 

1.6) Uso da geleia real

 

Por ser um produto ainda pouco conhecido, o apicultor que comercializa a geleia real deve orientar os consumidores sobre as quantidades diárias a serem consumidas. Por via oral, devem ser consumidos entre meio e um grama, duas vezes ao dia, antes da refeição matinal e do jantar. O produto pode ser utilizado, enquanto ainda está congelado. A porção a ser consumida é colocada sob a língua para que ocorra a absorção sublingual.

 

Da mesma forma, é possível fazer o uso externo da geleia, o que ainda não é muito comum no Brasil. Entretanto, cosméticos que utilizam a geleia real em sua composição têm se mostrado eficazes na redução de rugas e manchas de pele.

 

Confira mais informações, acessando os cursos da área Apicultura.

 

Por Andréa Oliveira

 

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Damario barros

23 de abr de 2019

Conteúdo bastante útil parabéns. Só tenho uma duvida, quando se retira a rainha ela é devolvida após os três dias ou não?

Resposta do Portal Cursos CPT

24 de abr de 2019

Olá Damario Barros,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Quando a abelha rainha é retirada da colmeia, a própria colônia faz a seleção da nova rainha. Isso pode demorar mais que 3 dias.

Para que você possa ter sucesso com a apicultura, o ideal é que realize nossos cursos sobre assunto, pois são materiais completos e que ensinam os principais detalhes sobre a criação de abelhas para produção de mel e todos os outros produtos apícolas.

Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos em relação aos cursos.

Atenciosamente,
Victor Sampaio

Clovis Ronaldo Faleiro

17 de out de 2018

Onde encontro quadro com porta cúpula?

Resposta do Portal Cursos CPT

17 de out de 2018

Olá Clovis.

Agradecemos a visita e comentário em nosso site. Você pode pesquisar no Google ou com criadores da sua região.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto

Fabiano da Silva Costa

8 de jul de 2018

Esse método é muito genial e desperta o interesse de quem estuda ou trabalha na área da apicultura. Gostei muito do vídeo, vocês estão de parabéns. Gostaria de ver o vídeo completo, na escola a professora passou esse vídeo, mas não deu tempo de assistir todo. Eu curso Apicultura no IFRN de Pau dos Ferros.

Resposta do Portal Cursos CPT

9 de jul de 2018

Olá Fabiano,

Agradecemos a visita e comentário em nosso site. Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo.

Os vídeos são do nosso curso. Para mais informações nossas consultoras entraram em contato.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto

Giancarlo Mller

19 de abr de 2018

Legal a matéria e eu queria saber de quanto em quanto tempo eu poderia coletar geleia real da colmeia , sem prejuízo a colmeia

Resposta do Portal Cursos CPT

20 de abr de 2018

Olá Giancarlo,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Para coletar pequenas quantidades, basta retirar a abelha rainha da colmeia. Três dias após esse processo, as abelhas se sentindo sem ‘mãe’ produzem realeiras naturais, modificando a alimentação de larvas de células em que iriam nascer abelhas operárias. Essas larvas são alimentadas com grande quantidade de geleia real, em que no terceiro dia, após a ‘orfanação’ da colmeia, atinge o máximo de acúmulo dentro das cúpulas.

Para a produção comercial de geleia real, é necessário executar um planejamento técnico mais específico, para que a produção seja realizada de forma sequencial, durante as estações do ano mais propícias para o manejo da produção, que no caso do Brasil, ocorre na primavera e no verão.

As colmeias preparadas para essa finalidade poderão ser colmeias ‘órfãs’ com um único ninho, ou colmeias com abelhas rainhas e que possuem um ninho e um sobre ninho, sendo que as rainhas permanecerão no primeiro ninho e sua passagem para cima deverá ser bloqueada com uma tela excluidora de rainhas horizontal.

As colmeias produtoras também poderão ser preparadas com um único ninho, com a permanência da abelha rainha isolada por uma tela excluidora de rainhas vertical, mantendo a abelha rainha em seis favos em uma das extremidades do interior do ninho, enquanto que o favo porta cúpulas e favos com alimentos se localizarão do lado oposto.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Giovani Aliomar Guerra De Brito

11 de out de 2017

Gostei da matéria, mas o que me interessa mesmo é comprar geléia real sertificada.

Resposta do Portal Cursos CPT

13 de out de 2017

Olá, Giovani.

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo!

Atenciosamente,

Renato Rodrigues.

noeli de matos

26 de jul de 2017

otima reportagem gostaria se possivel o nome e endereço de um bom laborario onde eu pudesse comprar a geleia real.obrigada.

Resposta do Portal Cursos CPT

26 de jul de 2017

Olá, Noeli.

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Não compramos esse tipo de produto, trabalhamos com capacitação de pessoas que atuam ou desejam atuar no setor apícola. Aconselhamos que você faça uma busca na sua região a fim de mapear os locais mais próximos onde você possa comprar a geleia real. 

Atenciosamente,

Renato Rodrigues.

feliciano soares da silva

23 de jul de 2017

eu não criador de abelhas mas gostei muito da matéria envio um abraço o meu muito obrigado

Resposta do Portal Cursos CPT

24 de jul de 2017

Olá, Feliciano.

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo!

Um abraço,

Renato Rodrigues.

JOSE LUIZ MARTINS

19 de jul de 2017

Gostei muito das informacoes meus parabens.

Resposta do Portal Cursos CPT

20 de jul de 2017

Olá, José. 

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo!

Atenciosamente,

Renato Rodrigues.

Jéssica Eulália de Souza Narcizo

6 de mai de 2017

Qual o destino provável das larvas que são retiradas para a extração da geleia real?

Resposta do Portal Cursos CPT

8 de mai de 2017

Olá Jéssica,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. No terceiro dia de vida da larva, o produtor de geleia real deve descartar a larva. Caso, ele decida produzir abelhas rainhas e não geleia real, a larva é preservada.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

jose luis macedo da silva

7 de jan de 2017

Estou começando agora os testes de geleia real, para translarve ou seja to começando a gerar rainhas nas caixas começadoras e terminadoras e gostei muito sobre o manejo de colheita de geleia, pois onde eu uso ela para essa atividade apícula mt bem explicado e determinado a essa atividade meu mt obrigado jose

Resposta do Portal Cursos CPT

9 de jan de 2017

Ola José Luiz,

Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!