
“A China é uma das principais produtoras e consumidoras mundiais de geleia real. Lá, parte do que é produzido é exportado; outra parte segue para as indústrias farmacêutica e alimentícia. No Brasil, tanto a produção como o consumo de geleia real são ainda restritos”, afirma Paulo Sérgio Cavalcanti Costa, professor do Curso a Distância CPT Produção de Pólen e Geleia Real em Livro+DVD e Online.
Independentemente do foco de produção (mel, própolis, pólen e/ou geleia real), investir em apicultura é uma oportunidade de negócio promissor. A vantagem de se produzir geleia real é o alto valor comercial, o que garante maior rentabilidade ao apicultor. Entretanto, para o sucesso do apiário, é importante um bom planejamento das instalações, além de uma criteriosa análise mercadológica.
Qualidade da geleia real
Com o manejo das colmeias realizado de forma adequada, é possível obter uma geleia real de alto padrão. A primeira forma de determinar a qualidade do produto é verificar o sabor. Ele deve ser ácido, adstringente, doce e picante. Além disso, o produto deve apresentar brilho e ter consistência pastosa. A análise laboratorial também é recomendada para averiguar a atividade biológica da geleia (aferir a enzima glicose-oxidase).
Pureza da geleia real
Da mesma forma, é possível determinar a pureza da geleia real por teste em laboratório. Por meio dele, os especialistas conseguem avaliar o grau de alcalinidade para identificar alterações no produto (acréscimo de óleo ou clara de ovo, por exemplo). Já a análise com Iodo permite a detecção de amido na geleia.
Colheita da geleia real
Na colheita da geleia real, o apicultor deve seguir todas as recomendações de higiene essenciais à qualidade do produto. No processo, deve-se retirar a colmeia do local, cuidadosamente, para evitar qualquer foco de contaminação. Independentemente de serem realeiras (puxada natural) ou quadros porta-cúpulas, ambos devem ser acondicionados, em caixa plástica higienizada, para transporte até o laboratório onde será feita a extração.
Extração da geleia real
O processo de extração da geleia real pode ser realizado com o auxílio de uma espátula de aço inoxidável. Basta passá-la, cuidadosamente, na parede da célula, para fazer a raspagem de todo material. Entretanto, é preciso cuidado para não trazer junto porções de cera, o que afeta a qualidade da geleia real. A extração também pode ser feita com uma pequena bomba, como as de sucção, utilizadas em consultórios dentários.
Conheça os Cursos a Distância CPT, constituídos de Livro+DVD, e Cursos Online, da Área Apicultura.
Fonte: cpt.com.br
Por Andréa Oliveira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.