WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Torne realidade o sonho de viver do que você ama! 20% OFF nos cursos online + 5% OFF pagando no cartão

Artigos sobre a área Apicultura

Múltiplos benefícios da geleia real para a saúde

A geleia real é um dos poderosos produtos da abelha, mas diferentemente do mel, apresenta pigmentação clara opaca e textura cremosa. “Produzida pelas abelhas operárias, para servir de alimento para as larvas da abelha rainha, a geleia real é constituída de nutrientes indispensáveis à manutenção da boa saúde humana.

4 dicas importantes sobre a colheita do mel

Define-se mel como produto originado das abelhas melíferas, pertencentes a espécies com ou sem ferrão. Após coletarem néctar das flores e partículas vivas de espécies vegetais específicas, as abelhas levam esses elementos para maturação nos favos da colmeia, até surgir o saboroso mel, que deve ser colhido com base em procedimentos específicos.

Principais inimigos das abelhas

Paulo Sérgio Cavalcanti Costa, professor do Curso CPT Planejamento e Implantação de Apiário, destaca que a criação de abelhas é uma atividade extremamente lucrativa e só cresce no Brasil. Além do mel, as abelhas proporcionam vários outros produtos apreciados no mercado nacional.

Descubra os benefícios do própolis para a saúde

O própolis é um potente antiviral, antibacteriano e antifúngico. Além disso, ele é constituído de antioxidantes, que inibem a ação dos radicais livres, responsáveis por danificar células e contribuir com o envelhecimento precoce. E não para por aí! Ele contém ácidos fenólicos, flavonoides e terpenos, que fortalecem o sistema imunológico e previnem uma série de doenças.

Dicas de alimentadores para abelhas

A apicultura é uma prática de grande importância econômica pois o consumo de mel continua aumentando no país. Além disso, também há exportação do produto, o que tornam as possibilidades de crescimento dos produtores ainda maiores.

Criação de abelhas: informe-se!

Um dos insetos mais importantes para o mundo, as abelhas são responsáveis por sensações opostas nas pessoas: produzem o doce mel e outros produtos apícolas, mas também possuem uma picada dolorosa. Ao mesmo tempo, sua ação polinizadora é extremamente necessária para o meio ambiente.

Como proteger a colmeia contra o ácaro varroa

Um dos pesadelos dos apicultores é o ácaro varroa (Varroa destructor), que destrói enxames de forma agressiva. Entretanto, para garantir a manutenção da sanidade da colmeia, é importante escolher abelhas rainhas higiênicas. Além disso, próxima ao apiário, a flora deve ser rica para nutrir adequadamente as abelhas, o que aumenta o seu vigor.

3 segredos do apiário de sucesso: equipamentos, manejo e florada

Implantar um apiário, além da questão mercadológica, depende de três outros fatores: disponibilidade de equipamentos, técnicas de manejo e floradas, afirma Paulo Sérgio Cavalcanti Costa, professor do Curso a Distância CPT Planejamento e Implantação de Apiário. A rentabilidade de um empreendimento apícola depende de alguns fatores básicos, entre os quais podem ser destacados o...

Vai implantar um apiário? Conheça aqui os 5 primeiros passos

Quer trabalhar com produção e comercialização de mel? Saiba, então, que "o sucesso do seu empreendimento começa logo no início da implantação do apiário", afirma Paulo Sérgio Cavalcanti Costa, professor do Curso a Distância CPT Planejamento e Implantação de Apiário. Sendo assim, antes de instalar o apiário, atente-se às seguintes questões:

Trabalhar com mel e seus subprodutos dá dinheiro? Sim, dá!

O mercado brasileiro de mel encontra-se em franca expansão e há muito mercado para o apicultor conquistar, tanto no mercado interno como para exportação. Apesar de a produção anual de mel brasileira ter aumentado muito nos últimos anos, boa parte do mel consumido é importado, especialmente da Argentina, um dos grandes exportadores mundiais.

Fique por dentro das novidades!