WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Artigos sobre a área Apicultura

Como proteger a colmeia contra o ácaro varroa

Um dos pesadelos dos apicultores é o ácaro varroa (Varroa destructor), que destrói enxames de forma agressiva. Entretanto, para garantir a manutenção da sanidade da colmeia, é importante escolher abelhas rainhas higiênicas. Além disso, próxima ao apiário, a flora deve ser rica para nutrir adequadamente as abelhas, o que aumenta o seu vigor.

3 segredos do apiário de sucesso: equipamentos, manejo e florada

Implantar um apiário, além da questão mercadológica, depende de três outros fatores: disponibilidade de equipamentos, técnicas de manejo e floradas, afirma Paulo Sérgio Cavalcanti Costa, professor do Curso a Distância CPT Planejamento e Implantação de Apiário. A rentabilidade de um empreendimento apícola depende de alguns fatores básicos, entre os quais podem ser destacados o...

Vai implantar um apiário? Conheça aqui os 5 primeiros passos

Quer trabalhar com produção e comercialização de mel? Saiba, então, que "o sucesso do seu empreendimento começa logo no início da implantação do apiário", afirma Paulo Sérgio Cavalcanti Costa, professor do Curso a Distância CPT Planejamento e Implantação de Apiário. Sendo assim, antes de instalar o apiário, atente-se às seguintes questões:

Trabalhar com mel e seus subprodutos dá dinheiro? Sim, dá!

O mercado brasileiro de mel encontra-se em franca expansão e há muito mercado para o apicultor conquistar, tanto no mercado interno como para exportação. Apesar de a produção anual de mel brasileira ter aumentado muito nos últimos anos, boa parte do mel consumido é importado, especialmente da Argentina, um dos grandes exportadores mundiais.

As abelhas e o meio ambiente

Cuidar do meio ambiente significa cuidar da nossa própria vida. Cada ser vivo possui sua função em nosso planeta e, em muitos casos, alguns passam despercebidos. Esse é o caso das abelhas, um inseto que, além do mel e dos outros produtos apícolas, é muito importante para o meio ambiente e, por consequência, para os outros seres vivos do planeta.

Duas rainhas em uma mesma colmeia? Isso é mesmo possível?

Duas rainhas em uma mesma colmeia? Isso é mesmo possível? Vejamos: quando a rainha envelhece, diminui a produção de feromônio, o que afeta diretamente a unidade da colmeia. Sentindo o menor efeito do feromônio, as próprias operárias tratam de produzir uma nova rainha. Constroem uma ou mais realeiras, a partir da identificação de larvas ideais para a produção de rainhas (larvas até...

Vai abrir uma colmeia? Avalie o estado da colônia e possíveis doenças!

Todas as vezes que abrir uma colmeia, o apicultor deve sempre fazer uma avaliação do estado da colônia, mesmo que a abertura tenha outro objetivo. “Em uma rápida passada de olho, ele pode verificar diversos aspectos importantes, e promover ações para corrigir problemas”, afirma Paulo Sérgio Cavalcanti Costa, professor do Curso a Distância CPT Manejo do Apiário - Mais Mel com...

Qual abelha sem ferrão criar? Escolha a Jataí!

A criação de abelhas Jataí (Tetragonisca angustula) tem se firmado como uma boa opção aos meliponicultores. Abelha nativa do Brasil, com ampla distribuição geográfica, é encontrada do Rio Grande do Sul até o México. É uma abelha bastante rústica, que tem grande capacidade para fazer ninhos e sobreviver em diferentes ambientes, inclusive em zonas urbanas.

Uruçu: abelha mansa de tamanho avantajado e boa produtora de mel!

Uruçu é uma palavra que vem do tupi “eiru su”, que nessa língua indígena significa "abelha grande". Essa nomenclatura está relacionada com diversas abelhas do mesmo gênero, encontradas não só no Nordeste, mas também na região Norte. No Brasil, existe a Uruçu amarela (Melipona rufiventris), bem como a Uruçu Verdadeira ou Uruçu do Nordeste (Melipona scutellaris).

Aprenda sobre padrão de qualidade do mel

No Brasil, o consumo de mel tem crescido significativamente, ao mesmo tempo em que as exportações têm garantido bons preços ao produtor. Entretanto, para alcançar sucesso, o apicultor deve contar com uma boa infraestrutura e aplicar as melhores técnicas de manejo. Com isso, chega-se a um mel de alto padrão de qualidade, com alto valor agregado.

Fique por dentro das novidades!