WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Artigos sobre a área Apicultura

Quais são as estruturas necessárias para a produção de abelha-rainha?

Segundo explica a professora, Etelvina Almeida, do Curso CPT Produção de Rainhas e Multiplicação de Enxames, para que o apicultor possa operar um sistema de produção de rainhas, serão necessárias três estruturas básicas:

Qual a função das abelhas-operárias e dos zangões na colmeia?

As abelhas operárias também são responsáveis por secretar um veneno poderoso para se defenderem. Elas são extremamente limpas, se comunicam, realizam a polinização e têm um perfeito senso de orientação no espaço.

Como as abelhas organizam sua colmeia e garantem sua sobrevivência?

As abelhas, pertencentes ao gênero Apis, são insetos sociais que vivem em colônias. Conhecidas há mais de 40.000 anos, são fundamentais para a polinização e contribuem significativamente com a agricultura, além de serem responsáveis pela produção de mel, geleia real, cera, própolis e pólen.

Como e por que é substituída a rainha da colmeia? Vou te explicar

Na natureza, as abelhas a executam segundo suas necessidades biológicas. O apicultor, entretanto, pode e deve antecipar-se às abelhas, realizando as substituições no momento oportuno, de forma a assegurar a produtividade e outras boas qualidades para o manejo das colmeias. Esta técnica é composta por duas operações, que são a orfanação da colônia e a introdução de uma nova rainha.

Abelhas sem ferrão. Mandaçaia! Você conhece? Irei te mostrar

"Mandaçaia" é uma palavra indígena que significa "vigia bonito". Este fato é observado no orifício de entrada da colmeia, onde uma abelha sempre presente, atuando como vigia. Esta espécie de abelha possui características excelentes para ser criada racionalmente e tem uma incidência maior em várias regiões do país, indo desde o Paraná até o Estado da Bahia.

Quais os métodos para reprodução de abelhas rainhas? Vou te explicar

A reprodução de uma rainha oferece ao apicultor uma oportunidade singularmente favorável para influenciar o futuro comportamento e desempenho produtivo da colônia de abelhas.

Abelha sem ferrão Uruçu: Você conhece seu delicioso mel?

Estudos já realizados mostraram o relacionamento da Uruçu com a mata úmida, que apresenta as condições ideais para as abelhas construírem seus ninhos, além de encontrarem, em árvores de grande porte, espécies com floradas muito abundantes que são seus principais recursos alimentares, bem como locais de morada e reprodução.

Estudando as abelhas sem ferrão? Conheça a Iraí

Abelha de comportamento interessante, a Iraí (Nannotrigona testaceicornes), tem o trabalho de fechar a entrada da sua colônia ao cair da noite e abri-lo ao amanhecer. Esta entrada é construída com cerume e consiste em um tubo curto de cor parda e, às vezes, escuro, no qual encontramos sempre várias abelhas guardiãs ao redor do tubo.

Mel das abelhas nativas jataí: Um tesouro na apicultura sustentável

A criação de abelhas Jataí (Tetragonisca angustula) tem se destacado como uma opção vantajosa para os meliponicultores. Esta espécie nativa do Brasil, amplamente distribuída desde o Rio Grande do Sul até o México, oferece diversas vantagens em comparação com as abelhas africanizadas ou europeias da família Apis. A Jataí demonstra robustez, sendo capaz de construir ninhos e prosperar...

Estudando a vida nas colmeias? Aprenda aqui

Na colmeia, uma sociedade organizada e fascinante se desenvolve, composta por abelhas com funções distintas, sabia disto? No centro dessa estrutura está a abelha rainha, poderosa e única, responsável por assegurar a continuidade da colmeia. Ao seu redor, encontramos as operárias, incansáveis trabalhadoras que sustentam toda a vida no apiário. As operárias são verdadeiras heroínas da...

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?