WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Fale com uma Especialista
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Artigos sobre a área Apicultura

Receitas doces e salgadas para quem é apaixonado por mel!

O mel é um alimento popularizado e conhecido pelo seu sabor doce. Além dessa característica, também se destaca por ser altamente nutritivo e benéfico à saúde humana. Apesar de seu sabor adocicado, o principal produto da apicultura pode, no entanto, ser utilizado como ingrediente também em receitas salgadas.

Métodos de produção de rainhas - abelhas Apis mellifera

Etelvina Almeida, professora do Curso CPT Produção de Rainhas e Multiplicação de Enxames, explica que a reprodução de uma rainha oferece ao apicultor uma oportunidade singularmente favorável para influenciar o futuro comportamento e desempenho produtivo da colônia de abelhas. Por essa razão, há séculos vêm sendo desenvolvidos e praticados métodos destinados ao controle da produção...

Importância da polinização assistida

A polinização realizada pelas abelhas favorece o ecossistema e a produção de alimentos. Entretanto, em alguns casos, a polinização natural apresenta problemas causados pela depredação do meio ambiente. Em outros, a distância entre o local de produção agrícola e as espécies vegetais nativas dificulta a polinização. Por isso, a polinização assistida é tão importante.

Aprenda agora sobre controle biológico de pragas agrícolas

O controle biológico de pragas é realizado com a ajuda de inimigos naturais, que combatem o ataque de invasores nas plantas. Na agricultura, uma forma de fazer isso é com o Manejo Integrado de Pragas, para diminuir a população das pragas nas lavouras. Se os alvos forem insetos-praga, são utilizados microrganismos entomopatógenos, insetos parasitoides e insetos predadores.

Múltiplos benefícios da geleia real para a saúde

A geleia real é um dos poderosos produtos da abelha, mas diferentemente do mel, apresenta pigmentação clara opaca e textura cremosa. “Produzida pelas abelhas operárias, para servir de alimento para as larvas da abelha rainha, a geleia real é constituída de nutrientes indispensáveis à manutenção da boa saúde humana.

4 dicas importantes sobre a colheita do mel

Define-se mel como produto originado das abelhas melíferas, pertencentes a espécies com ou sem ferrão. Após coletarem néctar das flores e partículas vivas de espécies vegetais específicas, as abelhas levam esses elementos para maturação nos favos da colmeia, até surgir o saboroso mel, que deve ser colhido com base em procedimentos específicos.

Principais inimigos das abelhas

Paulo Sérgio Cavalcanti Costa, professor do Curso CPT Planejamento e Implantação de Apiário, destaca que a criação de abelhas é uma atividade extremamente lucrativa e só cresce no Brasil. Além do mel, as abelhas proporcionam vários outros produtos apreciados no mercado nacional.

Descubra os benefícios do própolis para a saúde

O própolis é um potente antiviral, antibacteriano e antifúngico. Além disso, ele é constituído de antioxidantes, que inibem a ação dos radicais livres, responsáveis por danificar células e contribuir com o envelhecimento precoce. E não para por aí! Ele contém ácidos fenólicos, flavonoides e terpenos, que fortalecem o sistema imunológico e previnem uma série de doenças.

Dicas de alimentadores para abelhas

A apicultura é uma prática de grande importância econômica pois o consumo de mel continua aumentando no país. Além disso, também há exportação do produto, o que tornam as possibilidades de crescimento dos produtores ainda maiores.

Criação de abelhas: informe-se!

Um dos insetos mais importantes para o mundo, as abelhas são responsáveis por sensações opostas nas pessoas: produzem o doce mel e outros produtos apícolas, mas também possuem uma picada dolorosa. Ao mesmo tempo, sua ação polinizadora é extremamente necessária para o meio ambiente.

Fique por dentro das novidades!