WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Abelhas sem ferrão. Mandaçaia! Você conhece? Irei te mostrar

A Mandaçaia (Melipona mandacaia) nidifica em árvores ocas, e os ninhos, com boca de barro, são grandes, contendo muitos litros de mel

Abelhas sem ferrão. Mandaçaia! Você conhece? Irei te mostrar

"Mandaçaia" é uma palavra indígena que significa "vigia bonito". Este fato é observado no orifício de entrada da colmeia, onde uma abelha sempre presente, atuando como vigia. Esta espécie de abelha possui características excelentes para ser criada racionalmente e tem uma incidência maior em várias regiões do país, indo desde o Paraná até o Estado da Bahia, explicam os professores Dr.ª Ana Maria Waldschmidt, Paulo Sérgio Cavalcanti Costa e Dr. Rogério Marcos de Oliveira Alves, do Curso CPT Criação de Abelhas Nativas sem Ferrão - Uruçu, Mandaçaia, Jataí e Iraí. 


Morfologia.

É uma abelha de cor negra, tendo em seu abdômen quatro listras amarelas brilhantes transversais nos tergitos, placa dorsal dos segmentos do corpo dos artrópodes. A região entre as antenas, geralmente, possui pelos negros; na parte inferior da face, há uma pontuação muito fraca. O ventre e a porção mediana superior do tórax são pouco lustrosos na base do que no ápice. É uma abelha robusta que mede entre 8 a 12 mm.


Habitat.

Constrói seus ninhos em ocos de troncos de árvores, em uma altitude mediana. A entrada do ninho é construída com geoprópolis, uma mistura de barro com resinas extraídas das plantas.
Geralmente, na parte externa do orifício de entrada, elas constroem sulcos radiais convergentes, sendo que, neste orifício, passa só uma abelha por vez.

A partir do orifício de entrada, encontramos um canal de mais ou menos 20 cm de comprimento, chamado túnel de ingresso, que desemboca próximo aos favos de cria. Esses favos são envolvidos por lamelas de cerume irregulares chamados de invólucro, constituído de uma mistura de cera e própolis, cuja finalidade é conservar a temperatura interna do ninho.


Ninho.

Tem a forma de discos sobrepostos e no sentido horizontal. Esses discos são formados por células com aproximadamente 1 cm de altura por 0,5 cm de diâmetro, confeccionados com cerume, onde as crias são desenvolvidas. Constroem, também, com o mesmo cerume, potes ovais, medindo cerca de 3 a 5 cm de altura, por 2,5 cm de diâmetro, ligados entre si. Esses potes são usados para armazenar alimentos, mel e pólen, e geralmente se encontram abaixo ou acima da região dos favos de cria, e também próximo dos deles.

O ninho desta abelha possui uma população bem menor em relação à Apis mellifera, não chegando a ultrapassar 2.000 abelhas; normalmente, encontramos famílias somente com centenas de indivíduos. A Mandaçaia é uma abelha muito mansa, mas costuma repelir os intrusos com um movimento bastante intenso em redor do possível inimigo, chegando a mordiscar com suas fortes mandíbulas.

Descubra tudo o que o Curso CPT tem a oferecer! Assista ao vídeo!


Conheça os Cursos CPT da área Apicultura.
Por: Thiago de Faria

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!