
Os conhecimentos são relevantes, quando o novo conhecimento a ser aprendido tem algo a ver com a vida do aprendiz, sendo importante para ele mesmo. Isso quer dizer que o conteúdo tem de ser contextualmente relevante, que esteja contextualizado com sua realidade e, consequentemente, seja concreto para o aluno.
Esse é mais um aspecto conceitual que torna as aulas demonstrativas e práticas muito importantes no contexto da aprendizagem. Quanto mais concreto é o conhecimento e quanto mais próximo da realidade, mais relevante ele se torna para o aluno.
A outra condição imposta por Ausubel para que a aprendizagem significativa possa acontecer é que, além do conhecimento prévio, será necessário ao aluno vontade de aprender. Caso contrário, ocorre uma recusa intelectual de aprender mecanicamente um novo conhecimento, quando passado de modo literal e arbitrário.
Vejamos os significados desses dois conceitos:
LITERAL
A palavra “literal” significa: restrito, rigoroso e conforme a letra do texto, não havendo possibilidade de uma interpretação. Isso quer dizer que “não literal” significa que o estudante deve compreender o conhecimento e não apenas se ver na condição de ter de memorizar seu enunciado, mas que possa aprender a partir da substância do conhecimento.
ARBITRÁRIO
Da mesma maneira, relacionar o novo conhecimento na estrutura cognitiva de forma não arbitrária significa que o aluno pode participar do processo de construção do conhecimento, e não apenas recebê-lo.
A palavra “arbitrário” significa algo “que independe de lei ou regra, sendo resultado da vontade única de uma só pessoa”, que no caso não é o aluno, pode ser o professor, o coordenador pedagógico ou o próprio sistema educacional.
Isso quer dizer que “não arbitrário” significa que o indivíduo poderá adicionar elementos particulares de seu conhecimento e visão de mundo ao processo de aprendizagem.
Outro motivo para que a aprendizagem significativa seja valorizada é que ela é mais eficiente, pois o conhecimento significativo é retido por muito mais tempo, considerando os dois tipos de memória de quem aprende.
São eles:
→A memória de longa duração (onde ficam armazenados todos os nossos conhecimentos e nossas vivências, desde a infância);
→A memória de curta duração, que constitui o nosso processador de dados.
Neste modelo, a memória de curta duração comporta apenas sete informações, número este que varia em mais ou menos duas informações, ou seja, cinco a nove informações (o chamado número de Müller). Na resolução de um problema, por exemplo, informações são levadas da memória de longa duração para a de curta duração.
Caso o conhecimento do aluno seja do tipo “decoreba”, o número de informações que chegam à memória de curta duração – o processador de dados – é frequentemente insuficiente para resolver um problema ou responder a uma questão mais complexa.
Por outro lado, caso o conhecimento seja significativo (conectado), então os conhecimentos levados à memória de curta duração chegam em pacotes ou “cachos” (lado direito do modelo) e o aprendiz terá um grande número de informações disponíveis para resolver o problema.

O que se pretende com as aulas demonstrativas e as aulas práticas é vencer a recusa intelectual do aluno à aprendizagem significativa.
O que se pretende com as aulas demonstrativas e as aulas práticas é vencer a recusa intelectual do aluno à aprendizagem significativa. Nessa modalidade de aula, os conceitos são contextualizados e propostos de forma concreta, o que faz com que o aluno receba não apenas o conceito literal do conteúdo, mas a sua substância.
Por Andréa Oliveira.
Aprimore seus conhecimentos, acessando os Cursos CPT, da área Metodologia de Ensino, elaborados pelo Centro de Produções Técnicas.
Entre os cursos, destacam-se:
Curso CPT Como Ministrar Aulas Práticas e Aulas Demonstrativas
Curso CPT Como se Tornar um Professor de Sucesso
Curso CPT Aula Expositiva
Curso CPT Gestão de Sala de Aula
Curso CPT Estratégias de Ensino - Parte 1 - Estilos de Aprendizagem
Curso CPT Mídias na Educação
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.