Desde o nascimento, as crianças observam e examinam ao seu redor, buscando informações sobre o mundo por meio dos sentidos. De início, sua compreensão do mundo físico está limitada ao seu campo perceptual: as coisas que elas não percebem não existem, e as que elas percebem, muitas vezes, parecem inexplicáveis. Por isso, elas obtêm sentido do mundo pelo movimento e pelas sensações. Principalmente, porque têm uma curiosidade impressionante, que as impele à ação - tocar, provar, pensar, misturar, derramar. É assim que surge o conhecimento da criança em relação à natureza e à sociedade.
A princípio, imaginar uma criança que não possa enxergar, falar, ouvir, locomover-se ou interagir socialmente da forma padrão à qual estamos habituados pode aparentar uma imensa dificuldade. No entanto, conhecendo a sua realidade, aprendemos a encarar a deficiência, aceitá-la e ver que a criança pode desenvolver muitas atividades e atingir outras dimensões do desenvolvimento, compensando de forma significativa em outra área, que geralmente se sobressai.
A matemática oferece à criança a oportunidade de agir e, posteriormente, refletir sobre suas ações. Com a matemática, a criança elabora imagens mentais relativas a fatos e, ao vinculá-los e dar-lhes sentido, estrutura pouco a pouco os seus conhecimentos. Segundo Luciana Fiel, professora do Curso CPT Conhecimento de Mundo Fundamentado no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, nas versões Online e em Livro+DVD, Aula Expositiva, "Ao combinar brincadeiras cooperativas com desafios individuais, as atividades de Matemática na Educação Infantil devem convidar as crianças a verem a Matemática de forma divertida e útil, além de uma maneira de responder a muitas de suas perguntas sobre o mundo".
Assim que você escolheu como profissão ser babá, você também escolheu participar da educação da criança em todos os seus aspectos. É preciso ter tranquilidade e ser paciente para educá-la. Dialogar é muito mais eficiente do que impor as coisas à criança, mas, para isso, é preciso conhecer como funciona o comportamento da criança, estabelecendo regras e limites.
Lidar com a criança é um processo contínuo. A comunicação com a criança abrange palavras, ideias e amor entre as pessoas. Esta forma de comunicação abrange tudo o que falamos e de que maneira falamos. Comunicamo-nos com olhares de reprovação ou com sorrisos, com ações, tapas ou abraços, com silêncio, bem como com palavras amáveis ou indelicadas. Ou seja, o adulto tem dificuldade de comunicar-se com a criança, principalmente quando essa comunicação envolve tanto os seus sentimentos como os da criança.
Na creche, o cuidar e o educar andam juntos e a principal atividade da criança deve ser brincar, pois, além do lazer, a brincadeira deixa a criança feliz e desenvolve a inteligência. Mesmo as crianças menores devem ser estimuladas por meio de brincadeiras o tempo todo. Portanto, uma das maiores habilidades da recreadora deve ser sua criatividade e o seu jeito de saber brincar com as crianças e apartar rusgas o tempo todo, sem melindrar nenhuma criança, aproveitando sempre esses momentos, para educar e conversar com firmeza e carinho, pois nessas horas é que se reconhece a boa educadora.
A principal atividade da criança na creche é brincar. As crianças são estimuladas por meio de brincadeiras, o tempo todo, portanto, a recreadora deve saber brincar, demonstrar habilidade nesse fazer, aproveitando sempre os momentos para educar a criança, conversar com ela com firmeza e carinho.
Nos primeiros dias na creche, a criança poderá estranhar um pouco, ficando irritada ou insegura. Mesmo assim, é fundamental que os pais evitem compensar a ausência com excesso de proteção, pois a criança poderá se sentir mais ansiosa ainda. Quanto ao tempo necessário para a adaptação, faz-se necessário esclarecer que este período é diferente, varia de criança para criança, é único, e deve ser avaliado individualmente. Além disto, o período de adaptação deverá ser constante, evitando ser interrompido, regado de muito amor e carinho por parte de todos os envolvidos no processo, ou seja, os colaboradores da creche e os pais.
Uma das principais funções que você deve desempenhar como babá é garantir a segurança da criança, pois você é a principal responsável pela integridade física dela na ausência dos pais. Os tipos de acidentes mais comuns entre as crianças variam conforme a idade e o estágio de desenvolvimento delas. Por isso, todo cuidado é pouco.
De acordo com Luciana Fiel, professora do Curso CPT Confecção de Brinquedos Pedagógicos com Sucata e Dobradura, as crianças trazem para suas brincadeiras o que veem, escutam, observam e experimentam. Enfim, as crianças revelam suas visões de mundo e suas descobertas. Nas Diretrizes Básicas da Educação, ressalta que “o brincar é uma necessidade básica e um direito de todos, é uma experiência humana, rica e complexa. O ato de brincar é muito sério, pois é no brincar que as crianças fazem a construção dos conhecimentos e das habilidades para a aprendizagem, além da linguagem e dos valores sociais”.