WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Cursos da Área Curso Treinamento de Garçom Curso Treinamento de Pizzaiolo Curso Treinamento de Empregada Doméstica Curso Segurança Alimentar em Restaurantes e Lanchonetes - Treinamento de Manipuladores de Alimentos Curso Treinamento de Camareira Curso Treinamento de Chapeiro e Lancheiro Curso Treinamento de Florista Curso Treinamento de Jardineiro Curso Treinamento em Reservas e Recepção Curso Treinamento de Governanta Curso Treinamento de Gerente de Loja Curso Treinamento de Bartender - Barman / Barwoman Curso Treinamento de Churrasqueiro Curso Capacitação de Corretor de Imóveis Curso Técnicas de Memorização Curso Treinamento de Barista Curso Comunicação para o Sucesso Pessoal - Programação Neurolinguística Curso Técnicas de Comunicação Oral e Impostação de Voz Curso Capacitação de Auxiliar de Consultório Dentário - ACD ou ASB Curso Leitura Dinâmica Curso Segurança Alimentar em Restaurantes e Lanchonetes - Treinamento de Gerentes Curso Treinamento de Secretária Curso Treinamento de Recepcionista Curso Segredos do Vinho - Compra, Armazenamento, Degustação e Harmonização Curso Gerenciamento do Tempo Curso Como Desempenhar com Sucesso a Função de Vereador Curso Primeiros Socorros - nas Escolas, nas Empresas e em Residências Curso Treinamento de Síndico - Administração de Condomínios Curso Como Falar em Público Curso Treinamento de Atendente de Lanchonete Curso Capacitação de Cuidador de Idosos Curso Homebrew - A Arte de Fazer Cerveja em Casa Curso Treinamento de Porteiro Curso Capacitação de Manipulador de Medicamentos Curso Capacitação de Atendente de Loja - Técnicas de Vendas Curso Capacitação de Operadores de Telemarketing Curso Treinamento de Motorista Particular Curso Capacitação de Atendente de Farmácia e Drogaria: Organização, Técnicas de Vendas, Serviços Farmacêuticos e Biossegurança Curso Capacitação de Atendente de Farmácia e Drogaria: Anatomia Humana e Farmacologia Curso Treinamento de Babá - Saúde, Alimentação e Higiene da Criança Curso Treinamento de Babá - Segurança e Primeiros Socorros Curso Treinamento de Babá - Desenvolvimento e Comportamento da Criança Curso Bicicletas - Escolha, Regulagem e Manutenção Áreas Afins 13Casa Prática 12Confecção de Roupas 6Consultórios Odontológicos 15Estética e Beleza 7Fabricação de Cosméticos 18Hotelaria 10Marcenaria 7Massoterapia 5Negócios Imobiliários 17Padaria e Confeitaria 12Pet 4Refrigeração 12Salão de Beleza Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

Babá - como cuidar de crianças com necessidades especiais

Ao assumir o trabalho como babá de uma criança com necessidades especiais, você deve conhecer o histórico da criança, o modo dela de ser e o modo como os pais lidam com a deficiência

Ao assumir o trabalho como babá de uma criança com necessidades especiais, você deve conhecer o histórico da criança, o modo dela de ser e o modo como os pais lidam com a deficiência

 

"A alma dos diferentes é feita de uma luz além. Sua estrela tem moradas deslumbrantes que eles guardam para os poucos capazes de os sentir e entender. Nessas moradas estão tesouros da ternura humana dos quais só os diferentes são capazes. Não mexa com o amor de um diferente. A menos que você seja suficientemente forte para suportá-lo depois" (Arthur da Távola).


A princípio, imaginar uma criança que não possa enxergar, falar, ouvir, locomover-se ou interagir socialmente da forma padrão à qual estamos habituados pode aparentar uma imensa dificuldade. No entanto, conhecendo a sua realidade, aprendemos a encarar a deficiência, aceitá-la e ver que a criança pode desenvolver muitas atividades e atingir outras dimensões do desenvolvimento, compensando de forma significativa em outra área, que geralmente se sobressai.

Cuidar de crianças com necessidades especiais requer, antes de mais nada, encarar a doença como um fato que pode ocorrer a qualquer pessoa e que não deve implicar em juízo de valor nem ser motivo de dó, mas sim de estímulo a cuidado específico.

No geral, as necessidades mais básicas das crianças portadoras de deficiência podem ser atendidas da mesma forma que as das outras crianças, sempre levando em conta os recursos que ela possui, os processos que ela já conseguiu desenvolver e os que ela ainda precisa de ajuda para executar.

Ao assumir o trabalho como babá de uma criança com necessidades especiais, você deve conhecer o histórico da criança, o modo dela de ser, o modo como os pais lidam com a deficiência, as expectativas deles em relação à condição física e psicológica da criança e como funciona a dinâmica familiar.

As deficiências mais severas costumam alterar bastante a rotina da família e o funcionamento da casa e desencadear sentimentos específicos. Por isso, informe-se com a família ou se inteire sobre as possibilidades de cuidados especiais que você pode desempenhar como babá no dia a dia.

Deve-se tratar a criança com necessidades especiais com naturalidade, demonstrando carinho, aceitação, passando força e entusiasmo para que ela, como qualquer pessoa, empenhe-se em construir seus projetos de vida.

Deficiência auditiva, uma atenção especial

De acordo com as estatísticas, mais de 90% das crianças surdas são filhas de pais ouvintes. Detectar a surdez infantil nem sempre ocorre de imediato. Em alguns casos, ela passa despercebida por algum tempo ou é confundida com outros comprometimentos psicológicos.

A linguagem de sinais é fundamental para a comunicação da criança, ajudando-a a se situar no mundo e possibilitando a ela compreendê-lo. O fato de a criança estar inserida em um processo de linguagem diferente do tradicional não implica prejuízo escolar. Não há prejuízo algum associado à linguagem, là eitura, à escrita e às habilidades matemáticas.

Desde que estimuladas adequadamente. Da mesma forma, no campo das relações afetivas e sociais, não precisa haver comprometimento, desde que a criança possa vivenciar essas interações com naturalidade.

Por esse e outros motivos, antes de iniciar seu trabalho com crianças com essa deficiência, é importante que você se familiarize com os sinais universais e que converse com os pais sobre os aspectos mais específicos dessa linguagem.

Por Andréa Oliveira.

Conheça o Curso CPT Treinamento de Babá - Desenvolvimento e Comportamento da Criança

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

MarcIrene Veríssimo

15 de mai de 2017

Quero muito fazer este curso porém não tenho cartão para comprar os livros. Tem como pagar boletos bancários.

Resposta do Portal Cursos CPT

16 de mai de 2017

Olá Marcilene,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Nossas consultoras entrarão em contato com mais informações sobre o Curso a Distância Treinamento de Babá - Desenvolvimento e Comportamento da Criança.

Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos

maiara silva de jesus

30 de nov de 2015

Esse curso e muito bom para profissionais que amam trabalhar nessa área tão especial.

Resposta do Portal Cursos CPT

1 de dez de 2015

Olá, Maiara!

Agradecemos seu comentário.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!