WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Brincadeiras infantis nas creches educam e desenvolvem a inteligência

Na creche, o cuidar e o educar andam juntos e a principal atividade da criança deve ser brincar, pois, além do lazer, a brincadeira deixa a criança feliz e desenvolve a inteligência

 

Na creche, o cuidar e o educar andam juntos e a principal atividade da criança deve ser brincar, pois, além do lazer, a brincadeira deixa a criança feliz e desenvolve a inteligência. Mesmo as crianças menores devem ser estimuladas por meio de brincadeiras o tempo todo. Portanto, uma das maiores habilidades da recreadora deve ser sua criatividade e o seu jeito de saber brincar com as crianças e apartar rusgas o tempo todo, sem melindrar nenhuma criança, aproveitando sempre esses momentos, para educar e conversar com firmeza e carinho, pois nessas horas é que se reconhece a boa educadora.

Brincar constitui uma atividade que satisfaz necessidades referentes àquilo que motiva a criança para agir, assim como é também uma atividade que proporciona prazer. Portanto, é essencial que os dirigentes de creche se conscientizem da importância de se promover muitas atividades que sejam estimulantes, sem ser frenéticas, e que sejam seguras para as crianças, pois elas têm muita energia e uma capacidade muito grande de apreensão e aprendizado que deve ser trabalhada sempre, porém, não se deve esquecer que o lazer é mais importante, afinal é tempo de brincar.

Durante o desenvolvimento das atividades coletivas, puxões de cabelos e mordidas tendem a ocorrer o tempo todo, e a recreadora deve estar sempre atenta para que não ocorram desavenças e, se ocorrer, saber contornar todas as situações. Obviamente, algumas crianças são mais agressivas, outras estão na fase do egocentrismo e querem tudo somente para si, de modo que, respeitando cada fase, ela deverá saber educá-las e fazer com que a brincadeira prossiga sem problemas.

As brincadeiras devem ser muito bem programadas. Cada turma deverá ter o seu horário no pátio, na areia, na piscina, nas gangorras e podem ser programados, também, momentos em que as crianças de um grupo estejam em contato com as de outro grupo. Porém, é importante pensar em tudo para que não ocorram incidentes. Por exemplo, brinquedo para crianças maiores nunca devem ficar ao alcance de criança pequena.

A criança deve ter contato com a natureza e programar atividades ao ar livre é muito importante, mas é bom ter em mente que o nosso clima tropical não permite longa exposição ao sol e que o horário deve ser muito observado. Nenhuma criança deverá ficar ao sol após as nove horas da manhã e, mesmo assim, por período muito curto. As atividades devem ser quase todas à sombra. Nossa luminosidade intensa já garante, mesmo na sombra, o quanto a criança precisa para sintetizar a vitamina D. Ela precisa brincar ao ar livre não ao sol.

Por fim, é bom salientar que cada faixa de idade tem suas peculiaridades e as atividades devem ser programadas de acordo com os interesses das crianças.

Aprimore seus conhecimentos, acessando os Cursos CPT da área Pequenas Empresas e Educação Infantil, entre eles o Curso Como Montar e Administrar uma Creche, produzidos pelo Centro de Produções Técnicas.

Saiba mais sobre as atividades desenvolvidas em creches, acessando os artigos abaixo:

Creche - divisão e organização das salas de atividades das creches

Creche - áreas para as atividades infantis e brinquedo dramático

Administração de Creche - planejamentos de brincadeiras e atividades recreativas

Por Silvana Teixeira

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Gimaura Pereira dos Santos

11 de set. de 2013

Tenho interesse na área de Pedagogia, pois estou fazendo faculdade, trabalho em uma creche, quais livros teriam para me indicar. Aguardo retorno, obrigada

Resposta do Portal Cursos CPT

12 de set. de 2013

Olá, Gimaura!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Para mais informações nossas consultoras entrarão em contato.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

luciene dias dos santos

7 de set. de 2013

gostei muito e gostaria de receber atividades para trabalhar com berçário

Resposta do Portal Cursos CPT

9 de set. de 2013

Olá, Luciene!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Para mais informações cadastramos seu e-mail para receber nosso boletim informativo.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!