Conquistar o mercado de carne de frango, garantindo produtos de grande qualidade aos consumidores, não é tarefa muito fácil. Neste cenário, avicultor e indústria, neste caso os abatedouros de frango de corte, devem estar conscientes de estratégias primordiais que, quando ignoradas, afetam negativamente o sucesso do negócio. Ter o foco voltado para a satisfação do cliente, uma boa administração dos negócios, estar correto com as normas de segurança, ambientais e trabalhistas, são alguns exemplos de estratégias que garantem não só a sobrevivência, como também, a permanência e o crescimento do empreendimento no comércio.
Pensando assim, o conceito de qualidade total, cada vez mais, deve ser compreendido e executado por todo segmento da cadeia de produção de frango de corte, desde a granja até o abatedouro, atendo-se aos cuidados necessários durante a retirada e abate das aves para a obtenção de um produto final com qualidade e segurança.
Devido à grande concorrência no comércio de carne de frango e seus derivados, hoje, é extremamente necessário estabelecer estratégias de vendas e fidelização de clientes e esta regra serve tanto para os avicultores, quanto para os frigoríficos e abatedouros de frangos. Não basta apenas colocar produtos no mercado e sim, trabalhar em seu marketing, em sua qualidade, acompanhar suas vendas e, principalmente, identificar os pontos fracos que os coloca em desvantagem, quando comparados aos produtos de terceiros.
Para atender a esta linha de raciocínio, por um lado os avicultores de frango de corte deverão se preocupar em entregar ao abatedouro, o maior número de aves por lote (baixa mortalidade), com maior peso e menor custo possíveis. De outro, os abatedouros deverão procurar por uma maior diferenciação e sofisticação dos seus produtos no mercado, estabelecendo novas formas de relações com distribuidores e consumidores, incentivados pelo constante crescimento na produção, no grande desenvolvimento tecnológico e, sobretudo, na qualidade do produto apresentado no mercado para o consumo.
Antes de iniciar a produção, no entanto, independente se avicultor ou abatedouro, deve-se definir bem os objetivos do negócio, isto é, o mercado, o volume de produção, o programa de chegada dos animais, o sistema integrado de vendas, o intervalo de produção e outros aspectos do empreendimento. Que fique claro, para a obtenção de bons resultados é necessário adquirir aves de boa qualidade, além de observar os cuidados na alimentação dos animais, ter bom controle sanitário e eficiente manejo do abatedouro.
Aprimore seus conhecimentos acessando os Cursos CPT, da área Avicultura, entre eles o Curso Como Montar e Operar um Pequeno Abatedouro de Frangos, elaborados pelo Centro de Produções Técnicas.
Por Silvana Teixeira
Saiba mais sobre o assunto, acessando os artigos abaixo:
Frango de corte - 8 dúvidas sobre produção, abate e comercialização de carne
Frango de corte - tratamento de resíduos nos abatedouros
Frango de corte - 3 dicas de gerenciamento e operação de abatedouro
Frango de corte - atordoamento elétrico e por CO2 utilizados no abate
Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.