WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Quais são elementos e propriedades compostas nos ovos?

Analisando a composição nutricional e características dos ovos na alimentação humana


De acordo com o Prof.º Marcelo Dias da Silva, do Curso CPT Avicultura - Produção E Principais Doenças, segundo as teorias mais aceitas, os asiáticos foram os primeiros a utilizar ovos em suas dietas, hábito que se disseminou rapidamente pela Europa e, consequentemente, pelo resto do mundo, 


O ovo é considerado uma proteína de alto valor biológico vendida a um preço acessível no mercado, sendo um alimento com excelente custo-benefício. É rico em aminoácidos essenciais, vitaminas e minerais, além de ser facilmente digerível para o organismo humano e relativamente baixo em calorias, contendo em média 75 kcal por ovo.


Composição química:


Análises bromatológicas indicam que o ovo é composto por 73,67% de água, 12,50% de proteínas, 12,02% de gorduras e 1,81% de sais minerais. Ele contém ferro, fósforo, traços de outros minerais (incluindo zinco), vitaminas lipossolúveis (principalmente vitamina D, mas também A e E) e vitaminas do complexo B (principalmente B12).


Clara e gema:

Comparando as análises bromatológicas da clara e da gema de forma separada, observam-se os seguintes dados:

Composição Clara (g/100 g) Gema (g/100 g)
Umidade 88,5 47,5
Proteína 10,5 27,4
Lipídeo 0,03 33
Carboidrato 0,5 0,2
Minerais 0,5 1,10
Outros 0 0,8


A clara, também conhecida como albúmen, é rica em proteínas, principalmente a albumina, e contém uma importante enzima bactericida contra microorganismos Gram+, chamada lisozima.

A gema é mais nutritiva, apresentando bons níveis de luteína e zeaxantina, essenciais para a manutenção dos olhos e do nervo ótico. Ela é rica em ácidos graxos importantes, como o linoleico e o oleico. Estudos recentes têm mostrado que, de acordo com a alimentação fornecida às poedeiras, é possível alterar os teores desses nutrientes nos ovos, especialmente o ômega 3, quando fornecido óleo de peixe, por exemplo, às aves.

Em relação ao colesterol, está presente no ovo porque é uma substância necessária à produção dos hormônios reprodutivos das galinhas. Contudo, isso não torna o ovo um alimento prejudicial, especialmente quando consumido como parte de uma dieta equilibrada, sem excessos.


Casca do ovo:

A casca do ovo é rica em cálcio, semipermeável e possui muitos microporos que permitem a entrada de ar para a oxigenação do embrião.


No momento da postura, uma glândula próxima à cloaca reveste o ovo com uma espécie de muco protetor que evita a penetração de micro-organismos através desses poros. Entretanto, esse muco é facilmente removido pela água, daí a importância de não lavar os ovos para armazená-los, exceto em algumas circunstâncias.


Quais são elementos e propriedades compostas nos ovos?

A capacitação profissional na área de avicultura torna-se um pilar de sucesso, proporcionando conhecimentos abrangentes, atuais e confiáveis sobre todas as técnicas necessárias para alcançar o sucesso. O Curso CPT Avicultura - Produção E Principais Doenças  é a melhor opção para quem busca acesso a conteúdos específicos e atualizados. Invista em você. Invista em conhecimento.

Conheça agora os Cursos CPT da área Medicina Veterinária.
Por: Thiago de Faria

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?