
“Na criação de codornas, o controle de doenças é essencial ao sucesso do coturnicultor. Afinal, essas aves estão suscetíveis a doenças bacterianas, viróticas e fúngicas e, por isso, devem ser bem nutridas para melhorar a sua imunidade. Além disso, devem ser desenvolvidos bons programas de vacinação para que as codornas sejam imunizadas de doenças como a Newcastle, uma das mais comuns”, afirma Vera Maria Barbosa de Moraes, professora do Curso CPT Codornas - Iniciando a Criação.
1. Aspergilose
A Aspergilose é uma doença fúngica e se desenvolve nas codornas adultas sem sinais evidentes. Já nas aves jovens, os sintomas mais característicos são sede excessiva, debilidade, falta de ar, além de bicos e pernas azulados. Como tratamento são utilizados antibióticos, antifúngicos e complexos vitamínicos.
2. Newcastle
A Newcastle é uma doença virótica, que pode ser fatal às codornas. Inclusive, a fase aguda da doença pode causar morte instantânea das aves. Os sistemas nervoso, digestivo e respiratório das codornas são seriamente acometidos. A incubação ocorre de 2 a 15 dias, até que os primeiros sinais da doença apareçam, como febre alta, debilidade, diarreia com traços de sangue, fluido fétido na boca, aumento do bócio e paralisia. O mais recomendado é descartar as aves doentes do plantel, pois o nível de contágio é elevado.
3. Ornitose
A Ornitose é causada por clamídias e pode contaminar o homem, sendo considerada uma zoonose. Ela acomete essencialmente o sistema respiratório das codornas, em especial as aves mais jovens. A incubação pode ocorrer de 3 dias a 3 meses com sintomas de difícil detecção. Normalmente, as codornas se tornam sonolentas, debilitadas, além de perderem o apetite e terem dificuldades de respiração. Em casos mais graves, ocorre paralisia e morte das aves.
4. Pulorose
A Pulorose é causada por salmonela e afeta os órgãos internos das codornas jovens, o que proporciona o mal funcionamento do organismo. A incubação ocorre de 1 a 6 dias. Como sintomas, temos: fezes com muco esbranquiçado, dificuldade de respiração, olhos fechados, pernas espaçadas demais, debilidade e morte. Como prevenção, devem ser desinfetadas as instalações e incubadoras, bem como descartar as aves doentes.
5. Varíola
A Varíola é causada por vírus e apresenta os seguintes sintomas: febre, erupções na cabeça e nos olhos, verrugas nos bicos, além de sobreposições dipteróticas na boca. Como tratamento, a dieta é enriquecida com vitamina A. Além disso, deve-se adicionar iodeto de potássio na água dos bebedouros. Também são utilizados potentes antibióticos.
Conheça os Cursos CPT da Área Avicultura:
Codornas - Iniciando a Criação
Codornas - Recria e Reprodução
Como Tornar seu Sítio Lucrativo
Fonte: Coast Line Surf System
Por Andréa Oliveira

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.