WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Alimentação de frangos de corte e aves de postura na criação orgânica

Antes de mais nada, o avicultor precisará entender o seu papel de agricultor, criador e administrador na produção

O avicultor que objetiva alcançar sucesso na criação orgânica de frangos, precisa estar atento ao tipo de alimentação fornecida às aves. Esse é um aspecto fundamental para a manutenção da saúde delas e consequentemente para a obtenção de produtos de alta qualidade. Para isso, há detalhes que não podem ser deixados de lado nesse processo e, para executá-los corretamente, o produtor deve buscar conhecimentos.

Se houver déficit na parcela alimentar destinada à manutenção, a produção será prejudicada

Antes de mais nada, o avicultor precisa entender três aspectos referentes ao seu papel na produção orgânica de frangos. Ele terá de ser agricultor, criador e administrador, em outras palavras, "plantar a alimentação dos frangos dentro das normas estabelecidas; cuidar, zelar, observar e até se envolver amistosamente com eles, como seres a serem protegidos e fundamentalmente administrar a economia desta propriedade", explica a médica veterinária Maria do Carmo Arenales e professora do curso Criação Orgânica de Frangos de Corte e Aves de Postura, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

Sendo assim, para uma correta administração dos alimentos das aves de postura e dos frangos de corte, é necessário conhecer as formas de utlização dos alimentos por eles, e considerá-las na hora de tomar as decisões quanto à seleção e distribuição dos alimentos. São três utilizações, uma é direcionada à manutenção do organismo, outra vai para a produção e uma parte final transforma-se em fezes, que no sistema orgânico é aproveitada como adubo do solo onde está a plantação.

De acordo com a professora do curso CPT, são esses três coeficientes que embasam os estudos referentes à alimentação das aves de postura e frangos de corte. Sobre isso, é importante salientar que "somente depois de atendidas as exigências alimentícias para a manutenção que consome cerca de 50% da ração é que o frango transforma o restante em produtos de utilidade, carne e ovos, entre outros", acrescenta.

Ela também enfatiza que, se houver déficit na parte alimentar destinada à manutenção, a produção será prejudicada, ou seja, reduzida ou suspensa. Isso acontece porque, nesse caso, o organismo precisará usar suas reservas. Dessa forma, é importante que, para a produção, as aves sempre recebam uma quantidade excedente de alimentos.

O curso lista uma série de recomendações. No que diz respeito às condições nutricionais para a manutenção e para a produção estão:

Calor – ajuda a manter a temperatura normal do corpo. O calor é produzido pelas oxidações que se realizam no organismo, podendo ser fornecido pelos alimentos ainda no aparelho digestivo ou pelos elementos nutritivos dos músculos e outros tecidos. No trabalho interno do corpo, toda energia empregada é transformada em calor que, devido às chamadas “regulação física” e “regulação química”, mantém o organismo em uma temperatura constante, sob as mais variadas condições ambientais. Na avicultura, a produção de calor deve ser criteriosamente observada, pois nos primeiros dias essa produção é insuficiente, e os pintos de um dia podem morrer de frio, se o calor não for complementado por aquecedores.

Energia – empregada para realizar várias funções vitais. Toda ração de manutenção e produção deve fornecer uma certa quantidade de energia para manter as necessidades do organismo quando está em repouso.

Proteína – fundamental para reparar as perdas dos tecidos. Uma alimentação de hidratos de carbono pode satisfazer as necessidades do corpo em calor e energia. Entretanto, para evitar a miséria orgânica que tal alimentação possa produzir, há necessidade de fornecer proteínas para reparar as perdas e desgastes dos tecidos protéicos do organismo. Quando há deficiência de proteínas, observam-se transtornos que afetam o crescimento, perturbações intestinais, entre outros. Recentes investigações demonstram que as demandas de proteína do organismo são proporcionais à superfície do corpo. As proteínas para as aves devem ser de origem vegetal.

Sais minerais – para substituição das contínuas perdas do organismo, os minerais, notadamente, o cálcio e o fósforo, são de grande importância na economia animal. O fornecimento de minerais nas rações é, portanto, uma necessidade, pois os mesmos são encontrados em todas as partes do corpo. A falta de cálcio e fósforo acarreta transtornos sérios, concorrendo para o raquitismo, osteomalácia, entre outras doenças. Este fornecimento deve ser de fontes permitidas por sua credenciadora. Consulte as normas.


Conheça outras informações relevantes acerca do tema alimentação das aves, bem como outros tópicos referentes à criação orgânica de frangos de corte e aves de postura. Acesse o curso CPT e confira!

Por Luci Silva

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Mateus Henrique Flausino

13 de out. de 2017

de que ano é essa publicaçao

Resposta do Portal Cursos CPT

13 de out. de 2017

Olá, Mateus.

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. A matéria é do ano de 2012.

Atenciosamente,

Renato Rodrigues.

amelia christina b farah

10 de abr. de 2017

Quero iniciar uma criação de galinhas para produção de ovos orgânicos. Já sou certificada e comercializo hortifruti orgânicos. Necessito de todas as orientações, quanto ao galinheiro, alimentação, tipo de ave, etc. GRATA.

Resposta do Portal Cursos CPT

11 de abr. de 2017

Olá Amélia,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Para mais informações sobre os Cursos a Distância na área Avicultura nossas consultoras entrarão em contato.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Luiz Carlos d Silva macedo

11 de fev. de 2017

Ola eu gostaria de comprar un curso...

Resposta do Portal Cursos CPT

23 de fev. de 2017

Olá, Luiz!

Agardecemos pela visita e comentário em nosso site. Solicitaremos a uma de nossas consultoras entrar em contato, com todas as informações necessárias sobre o Curso a Distância CPT de seu interesse.

Atenciosamente,

Equipe CPT de Redação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!