Quem é a pessoa mais importante de sua empresa?
Aquele que atende na portaria, o presidente da empresa, a pessoa responsável pela seleção de novos funcionários, a senhora do cafezinho, o homem da limpeza, o técnico de informática ou a menina do telemarketing?
Faço esta pergunta porque, outro dia, ao chegar no escritório, liguei o computador e fui direto para a caixa de e-mails. Ao responder um deles, verifiquei que ao pressionar a tecla b, no teclado, nada acontecia. Pressionei de todas as formas possíveis e nada, a tecla b simplesmente não funcionava.
Não tive alternativa, solicitei ajuda ao pessoal do setor de manutenção de equipamentos de informática. Em poucos minutos, lá estava o Carlos Henrique; sorridente, pegou o teclado com as duas mãos, deu uma pequena torção e a tecla b voltou a funcionar.
Fiquei observando as mais de 70 teclas do teclado, apenas uma delas impossibilitava a continuidade do meu trabalho e, ao mesmo tempo, refletia sobre o trabalho rápido do Carlos.
Na verdade, a resposta para a pergunta inicial é que todas as pessoas são importantes. A Organização não funciona adequadamente sem qualquer uma delas.
No entanto, muitos funcionários não percebem a importância do seu trabalho. Por outro lado, é conhecido que um bom trabalho de equipe passa pela valorização de cada um de seus integrantes.
Reconhecer e ressaltar a importância da contribuição de cada funcionário é fundamental. Elogios bem colocados, na hora certa, são a mola propulsora do entusiasmo.
O entusiasmo é o pré-requisito para a motivação que, por sua vez, leva a resultados surpreendentes que superam todas as expectativas.
Bom trabalho a todos!
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