A única forma de uma empresa obter sustentabilidade, manter-se em crescimento, continuar gerando lucros e ser perene é por meio da inovação. O mundo empresarial torna-se cada vez mais competitivo. A cada dia, novos produtos e serviços aparecem, aumentando a concorrência em, praticamente, todos os segmentos. As mudanças de comportamento dos consumidores podem tornar nossa atividade obsoleta e decadente.
Assim, investir tempo e recursos procurando entender as tendências e o comportamento futuro das pessoas e dos mercados é o passo mais importante para implementação de um círculo virtuoso de inovação. Ao incentivar as equipes a pensarem sobre os problemas e as soluções de cada setor, ideias criativas ocorrerão. Daí pode surgir a elaboração de um novo produto ou serviço, ou uma melhora significativa no existente. Podem surgir, também, novos processos, uma nova forma de marketing ou novas práticas tecnológicas, que fazem a empresa atingir outros mercados e, ainda, com menor custo. Mas é possível fazer isso na pequena e média empresa? Sem dúvida, sim!
O que precisamos é ter uma estratégia de inovação, possuir profissionais qualificados e, principalmente, motivados. Pudemos comprovar isso, na prática, quando obtivemos crescimento e uma verdadeira renovação, graças a práticas inovadoras. Observamos que, ao serem desafiados, os profissionais respondem de forma surpreendente. Ao longo dos dois últimos anos, conseguimos várias inovações que trouxeram aprimoramento e aumento de nossas receitas.

A única forma de uma empresa obter sustentabilidade, manter-se em crescimento, continuar gerando lucros e ser perene é por meio da inovação.
Vamos citar apenas três:
- Conseguimos implementar um sistema anticópia para os filmes em DVD, integrantes de nossos cursos. Uma iniciativa de combate à pirataria, que melhorou os nossos resultados.
- Criamos um formato e-learning inovador para os cursos online da UOV – Universidade Online de Viçosa. Este formato, objetivo, simples, prático revolucionará o nosso ensino a distância. Os vídeos, o maior gargalo para transmissão pela internet, chegarão com qualidade e rapidez aos computadores de nossos alunos. Ou seja, um pacote de tecnologia embarcada, que facilitará a difusão de nossos cursos online.
- Implantamos um processo de transformação de nossos livros para o formato digital. Isso possibilita a distribuição dos e-books pela nossa empresa e por grandes distribuidores internacionais, sem intermediários, atingindo um mercado enorme. Tudo gerado dentro da própria empresa!
Percebemos que temos capacidade de encontrar novas soluções para facilitar a aprendizagem de nossos alunos e melhorar diversos processos. Aprendemos a identificar e a buscar o conhecimento onde ele estiver e incorporá-lo à nossa empresa, transformando-o em inovação. Por isso, temos motivos para comemorar muito, comemorar junto a uma equipe maravilhosa que trabalha nos surpreendendo o tempo todo.
Prof. Nelson Fernandes Maciel
Diretor-Presidente do Grupo CPT e
Presidente da Univiçosa
E-mail: adm@cpt.com.br
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.