Cada vez fica mais evidente que o conhecimento é o principal ativo de um país ou de uma organização, e constitui o segredo da vantagem competitiva sustentável. O conhecimento é obtido por meio da informação que, por sua vez, deriva de dados provenientes de processos, práticas e observações.
Neste século, já denominado "O Século do Conhecimento", as organizações devem concentrar-se em seu capital intelectual, ou seja, na imaginação e na capacidade humana de agregar valor e transformar as informações em conhecimento.
Em nosso país, percebe-se uma grande quantidade de conhecimento dentro das Universidades e Centros de Pesquisas, mas que trazem poucas e lentas mudanças culturais, comportamentais e tecnológicas. E aí surge a questão. Será que os processos de identificação, administração e compartilhamento das melhores práticas destes conhecimentos estão adequados?
O verdadeiro desafio está na capacidade de disseminar este conhecimento, de colocá-lo em prática e vivenciá-lo e, à medida que for gerando resultados, incorporá-los definitivamente aos nossos empreendimentos, já que o conhecimento é, hoje, o maior bem das organizações.
Por outro lado, toda organização, de pequeno, médio ou grande porte, precisa buscar soluções para enfrentar seus desafios e se conscientizar de que o único caminho para se manter com sucesso, dentro desta nova economia, é o exercício da imaginação humana. Os benefícios do mercado do conhecimento elevam a moral e o talento dos colaboradores que, com certeza, apresentarão resultados de melhoria da qualidade e aumento na produtividade.
Todos, Estado e iniciativa privada, precisam encontrar, rapidamente, caminhos para geração do conhecimento e para o compartilhamento eficiente, já que isto gera mais conhecimento, o que faz abrir um enorme abismo entre organizações, grupos sociais, países e blocos.
Vários são os caminhos a serem seguidos pelo empreendedor para estimular a criatividade e desenvolver inovações, entrando com pé-direito no século do conhecimento; vamos citar apenas dois:
O primeiro: absorver todas as informações possíveis; conhecer todas as novidades tecnológicas, todas as tendências, macetes técnicos e conhecer o mercado. Ler, pesquisar, fazer cursos, perguntar, navegar, voar atrás da informação, transformá-la em algo atrativo e vendável.
O segundo: aprender a viver em constante estado de alerta e de mudança. Recriar a vida, a empresa e o espírito do seu negócio.
De nossa parte, procuramos desenvolver com afinco nossa missão de levar informações e tecnologias, oferecendo soluções e alternativas que ajudem a atender às necessidades de cada um de nossos clientes. Fazemos isto com tanta determinação que podemos dizer que essa é a nossa paixão.
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