WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Veneno de peixe, santo remédio contra a asma

Um medicamento sintetizado a partir de peçonha de peixe trata a doença sem os efeitos colaterais comuns aos remédios alopáticos

O niquim, quando ameaçado, expande dois espinhos que têm uma peçonha muito forte. A substância isolada desse veneno foi a referência para a produção de um remédio sintetizado.

Pesquisadores do Instituto Butantan desenvolveram um remédio contra asma a partir de veneno de peixe. A doença inflamatória, que já atinge 15 milhões de brasileiros, pode ser aliviada com a substância elaborada, diluída em água e inalada.

O estudo foi realizado com um dos peixes venenosos existentes no Brasil, o niquim, (Thalassophryne nattereri), espécie carnívora. De acordo com o professor José Eduardo Aracena Rasguido, no curso Criação de Peixes, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, “uma característica comum aos peixes carnívoros é  ter boca ampla, podendo apresentar dentes pontiagudos para captura da presa”.

O niquim, quando se sente ameaçado, expande dois espinhos que têm uma peçonha muito forte. A substância isolada desse veneno, com propriedades anti-inflamatórias, foi a referência para a produção de um remédio sintetizado, produzido em laboratório. Esse foi testado em camundongos inoculados com uma proteína que provoca a enfermidade. Após o tratamento, todos os animais infectados se livraram da doença.

Até o momento, foi realizada apenas a primeira fase de testes, porém, a eficácia do medicamento foi totalmente comprovada. Outro ponto a se destacar é que o mesmo não mostrou os efeitos colaterais que os remédios alopáticos geralmente acarretam.

O Instituto já patenteou a droga, mas para que ela possa ser comercializada, a mesma precisa ser testada em humanos. A previsão é de que o medicamento chegue às farmácias em um prazo de três anos.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?