O marceneiro utiliza, basicamente, os instrumentos de medição, marcação e corte. Cada um deles tem funções, formas de uso e manutenção com características específicas. Além das ferramentas manuais, o profissional pode fazer uso de ferramentas elétricas portáteis.
Essas aumentam significativamente o rendimento do trabalho, melhoram sua qualidade e reduzem o esforço feito. Segundo o professor do curso Marcenaria Nível Básico, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, Wilhelmus Deutsch, “as mais utilizadas são a furadeira; serra circular; serra tico-tico; lixadeira; e tupia”.
A tupia portátil é composta por um motor elétrico acoplado a um mandril, no qual é fixada uma fresa, que gira em alta velocidade. É um equipamento utilizado para moldurar, perfilar, furar ou fazer ranhuras na madeira.
Para isso, usam-se fresas de aço com diferentes formatos, cada qual com funções de corte diferente. Existem aquelas utilizadas para moldurar e outras apropriadas para perfilar, todas com variações para diferentes tarefas de perfilamento.
Por: Clara Peron.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

JOSE PEDROSO
17 de dez. de 2015Estou precisando de uma tupia desta, onde posso comprar? Pode ajudar Obrigado.

Resposta do Portal Cursos CPT
18 de dez. de 2015Olá, José Pedroso!
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Você encontrar tupia em lojas de ferramentas.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos