As particularidades dos instrumentos de trabalho do marceneiro começam na mesa, que é uma bancada equipada com morsas e prensas usadas para prender firmemente as peças que estão sendo trabalhadas. As ferramentas profissionais podem ser divididas, basicamente, em utensílios manuais, elétricos portáteis e estacionários.
Dentre os manuais, há os instrumentos de medição, como metro, trena, esquadro e suta. Essa última pode ser já graduada, ou adaptada a um transferidor, para a leitura do ângulo medido ou a ser estabelecido. Graminho, compasso, grosa e formão são usados na marcação da madeira, antes do corte, feito utilizando-se serrote. Não podem faltar, também, martelos, repuxo, plaina e raspadeira.
As ferramentas elétricas portáteis aumentam significativamente o rendimento do trabalho, melhorando sua qualidade e reduzindo o esforço do profissional. Elas englobam a furadeira, a serra circular, a serra tico-tico, a lixadeira e a tupia.
O professor Wilhelmus Deutsch, no Curso de Marcenaria – Nível Básico, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, ressalta que “é preciso tomar muito cuidado ao cortar madeiras empenadas ou que não estejam secas, pois a serra poderá dar trancos violentos.”
Para a maioria dos trabalhos de uma marcenaria haverá necessidade de usar máquinas de grande porte, ou seja, estacionárias. O tipo e a quantidade das mesmas irão variar conforme os móveis a serem fabricados.
Serra circular esquadrejadeira, desengrossadeira, furadeira, lixadeira, tupia, serra de fita e torno são equipamentos estacionários. A desempenadeira também se encaixa nesse grupo. “Na operação dessa máquina, um dos principais cuidados é o uso de empurradores para as peças, de forma a evitar que os dedos do operador se aproximem das facas.”, afirma o professor.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

Juma Cardoso
24 de set. de 2023Gostaria de aprender marcenaria

Resposta do Portal Cursos CPT
25 de set. de 2023Olá, Juma Cardoso! Como vai?
Agradeço sua visita em nosso site!
Verifiquei no meu sistema que um consultor da empresa está tentando contato com você, para passar informações sobre a área desejada. Nosso DDD é 31.
Se preferir, pode nos enviar uma mensagem através do WhatsApp (31)99294-0024.
Agradeço seu contato e precisando estou à disposição.
Abraço!!
Equipe CPT

Odair Clini
7 de jan. de 2016Olá, gostaria de saber mais sobre o curso, sou de louveira - sp, obrigado

Resposta do Portal Cursos CPT
8 de jan. de 2016Olá Odair,
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Nossas consultoras entrarão em contato com mais informações sobre os Cursos CPT da área Marcenaria.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos

Roseli
22 de out. de 2013Boa tarde Qual ferramenta do marceneiro é preciso afiar?

Resposta do Portal Cursos CPT
30 de out. de 2013Olá, Roseli!
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.
As ferramentas que necessitam ser afiadas na marcenaria são as ferramentas de corte, como: formão, raspadeira, plaina e serrote.
Quando estão bem afiadas, permitem que se realize o trabalhocom mais segurança, eficiência ou qualidade.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos

rogerio cruz
30 de abr. de 2012Gostaria de receber mais informações sobre curso de marcenaria e se no curso se aprende a fazer uma bancada de marceneiro? Obrigado.

Resposta do Portal Cursos CPT
2 de mai. de 2012Olá, Rogério!
Os Cursos de Marcenaria ensinam passo a passo a carreira de marceneiro, ensinando a fazer trabalhos como madeira do básico ao avançado.
Para mais informações sobre os cursos de marcenaria nossas consultoras entrarão em contato com você.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos!