O profissional precisa ter sempre a consciência de que todo o acidente de trabalho significa perda financeira.
Os equipamentos de segurança foram criados para minimizar ou eliminar riscos de acidente no trabalho dos marceneiros. Como qualquer máquina ou utensílio, requerem uma série de cuidados e obediência a regras de segurança estabelecidas para cada um.
O profissional precisa ter sempre a consciência de que todo o acidente de trabalho significa perda financeira, além da questão humanitária e social. Portanto, investir em segurança é um dever, e as máquinas para fabricação de móveis possuem uma série de dispositivos que reduzem muito o número de acidentes.
Para o professor e marceneiro Wilhelmus Deustsch, coordenador do curso Marcenaria – Nível Básico, organizado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, “as tecnologias de segurança estão disponíveis, só não usa quem não quer. Só não cuida da segurança quem não quer crescer e ter sucesso na profissão”.
Algumas regras são básicas para prevenir acidentes no trabalho da marcenaria. Primeiro, utilize sempre os equipamentos de segurança, como protetores de ouvido, óculos especiais e máscaras, no momento em que estiver operando uma máquina.
Ter atenção é essencial, por isso, não converse com ninguém enquanto guia um equipamento. Além dessas, outras normas estão no curso do CPT, indicadas pelo professor Deustsch. Entre elas, estão manter as máquinas em perfeita condição de uso e evitar o uso de mangas compridas, largas, pulseiras, colares e sandálias.
Por: Ariádine Morgan
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.