WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Especialista em marcenaria ensina como fazer mesa

A produção do móvel deve seguir etapas básicas para que o marceneiro consiga construir um produto de boa qualidade

Para fabricar uma mesa com pé em L, que apresenta travessas de grandes seções e tampo amplo, é preciso estar atento a vários passos.

Basicamente, os produtos da marcenaria são móveis feitos sob encomenda, tendo como principal matéria-prima a madeira e seus derivados. Podem ser fabricadas peças isoladas, como mesas, camas, cadeiras, entre outros, como também ambientes inteiros, planejados.

A produção do móvel deve seguir etapas básicas, para que o marceneiro consiga construir um produto de boa qualidade, com redução de perdas de materiais e de tempo. Começando pelo projeto, passando pela escolha e aquisição dos materiais, preparação das ferramentas e equipamentos, corte da madeira, montagem, até o acabamento.

Para a fabricação de uma mesa com pé em L, que apresenta travessas de grandes seções e tampo amplo, por exemplo, é preciso estar atento a todos esses passos. Além disso, observar a lateral, na planta, e o detalhamento do ressalto e dos pés.

O professor Dr. José Reinaldo Moreira da Silva, no curso Como Montar e Operar uma Pequena Fábrica de Móveis, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, dá a dica, “comece desenhando a peça no pranchão, seguindo as medidas corretas. Você terá que preparar os rasgos, ou seja, os furos, e as espigas para os encaixes. Outra etapa importante na construção da mesa é a preparação das superfícies para o acabamento, na lixadeira de cinta. Fique atento com a homogeneidade do processo”.

O tampo de MDF deve ser laminado com uma chapa de compensado de quatro milímetros, recoberta com lâmina natural de peroba. Para aderir a lâmina, passe duas demãos de cola de contato por toda a superfície do tampo, deixe secar por 15 a 20 minutos e una as superfícies.

Para fazer o acabamento, após a montagem, aplique uma demão de seladora. Procure passar o produto no sentido das fibras da madeira, recobrindo homogeneamente toda a superfície do móvel. Depois que secar, passe uma lixa número 220, para retirar possíveis irregularidades.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

joão queiroz

10 de jun de 2013

Quero mais informações; fico agradecido

Resposta do Portal Cursos CPT

11 de jun de 2013

Olá, João Queiroz!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Para mais informações nossas consultoras entrarão em contato.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Fique por dentro das novidades!