
O marceneiro precisa ter informações a respeito da peça que pretende produzir. O molde pode ser dado por uma fotografia, um exemplar ou um projeto contendo os desenhos técnicos. No entanto, na fotografia, não é possível visualizar as partes internas e não há as dimensões. O exemplar ajuda muito, principalmente se tiver as mesmas medidas.
Mas, o ideal mesmo, é um projeto que apresenta a ideia que se deseja realizar. Para transmiti-la, é necessário o uso de uma linguagem específica, a qual chamamos de desenho técnico. É nele que são registradas as informações necessárias para a construção da peça. O projeto é constituído, ainda, de legenda, dimensões e outras informações necessárias para a elaboração.
O banco é uma peça de construção simples. Segundo o professor Wilhelmus Deutsch, no Curso CPT Marcenaria Nível Básico, 80% das técnicas básicas da marcenaria estão contidas na sua fabricação.
A madeira utilizada, no curso, é a tábua de pinho com 150 cm x 30 cm x 2 cm. As ferramentas necessárias são metro, esquadro combinado, régua, grosa, plaina, raspadeira, martelo, suta, compasso, repuxo e grampo.
“O marceneiro também vai precisar de ferramentas manuais elétricas, como serra circular, esquadrejadeira, desempenadeira, serra de fita, furadeira vertical, lixadeira elétrica e tupia”, completa o professor Deutsch.
Gostou da matéria? Quer saber mais? Assista ao vídeo abaixo:
Conheça os Cursos CPT da área Marcenaria.
Por: Clara Peron.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.