MDF é a sigla de Medium Density Fiberboard, que pode ser traduzido do inglês como chapa de fibra de média densidade. Trata-se de um painel que é constituído apenas por essas fibras de madeira. Elas são obtidas em processos industriais a partir da madeira de pinus e eucaliptos.
O uso de apenas partículas finas permite que o MDF seja bastante homogêneo em sua superfície, o que, por sua vez, possibilita trabalhar o produto na usinagem com facilidade. Isso permite a realização de cortes e entalhes que apresentam boa resistência física e mecânica.
Assim, o professor Wilhelmus Deutsch considera que o MDF é um tipo de matéria-prima ideal para projetos de móveis que apresentem detalhes de usinagem, como bordas, molduras, entalhes, torneados. “Assim como o aglomerado, o MDF permite o uso de revestimento como lâminas de madeira, fórmica, filme de PVC e pintura”, explica Deutsch no curso Marcenaria – Nível Básico, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.
Mas, além do MDF, no Brasil, existe uma enorme variação de madeiras para o serviço do marceneiro. A maciça, por exemplo, é aquela retirada na natureza em seu estado bruto. É resultante do trabalho de desdobro das toras, feito em serrarias, passando posteriormente para o acabamento. Mas essa madeira, entretanto, está cada vez mais escassa e cara, pois a sua produção não consegue atender a demanda que o crescente mercado exige.
Os compensados são outra opção de matéria-prima para a fabricação de móveis. Já o aglomerado, que são partículas de diferentes tamanhos unidas por um adesivo, é considerado um tipo de madeira cuja produção é sustentável. Sua distribuição em camadas gera maior resistência física e mecânica, além de estabilidade dimensional, o que determina mais resistência a empenamentos e outros tipos de deformações.
Por: Ariádine Morgan
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

Moacir fersanfi
5 de jul. de 2019MDF surgiu no mercado na década de 70 o que existe hoje é um material não definido ou seja o MDF não existe no mercado,

Resposta do Portal Cursos CPT
9 de jul. de 2019Olá Moacir Fersanfi,
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.
Creio que o MDF dos dias atuais não possuem a mesma qualidade quando comparados com os materiais dos anos 70, porém, pela especificação, são considerados MDF's. Hoje em dia, o que vemos muito, são móveis fabricados em MDP, que é um outro tipo de material, e de qualidade bem inferior.
Atenciosamente,
Victor Sampaio

irosana b
23 de mar. de 2014Muito interessante, gostei.Grata....

Resposta do Portal Cursos CPT
24 de mar. de 2014Olá, Irosana!
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.
Ficamos felizes que tenha gostado da nossa notícia.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos