
No Brasil, a área total prevista de colheita de triticale na safra 2011 é de 56 mil ha, 20% superior à área em 2010.
O cruzamento entre o trigo e o centeio produz um grão chamado triticale, que é muito usado na nutrição animal, principalmente em países europeus. O pesquisador da Embrapa Trigo, Alfredo do Nascimento Junior, responsável por pesquisas com o triticale, diz que “na Polônia, o produtor usa o triticale para alimentar suas criações, dentro da própria propriedade, reduzindo suas despesas com custos de rações e aumentando a sustentabilidade de seu negócio”.
O grão é uma excelente contribuição para o sistema de plantio direto. É uma espécie muito tolerante à estiagem, com boa resistência a solos ácidos, pobres, arenosos e com presença de alumínio. Além disso, é também uma cultura tolerante a temperaturas mais baixas.
Atualmente, o estado que mais produz triticale é São Paulo, que nesse ano aumentou sua área cultivada em 116%. Os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul também cultivam a espécie. Dessa forma, no Brasil, a área total prevista de colheita na safra 2011 é de 56 mil ha, 20% superior à área em 2010.
De acordo com a zootecnista e tutora dos cursos do CPT – Centro de Produções Técnicas, Patrícia Tristão, “os produtores de aves e suínos devem reconsiderar esse insumo para a alimentação da criação, uma vez que as despesas com rações vem aumentando por causa do preço do milho”.
O pesquisador da Embrapa ainda ressalta que, antes de decidir o que produzir é importante que o produtor identifique as possibilidades de uso e comercialização de sua produção.
Por: Ariádine Morgan
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.