WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Black Friday 30%OFF nos cursos online 15% OFF nos cursos em livro+DVD + 5% OFF extra no cartão de crédito

Tipos de peixes variam de acordo com o clima

Peixes desenvolvem-se influenciados por fatores como temperatura da água e alimentação

Os mais produzidos para a comercialização podem ser subdivididos em três categorias: peixes tropicais, de clima frio ou temperado e ornamentais.

Os mais produzidos para a comercialização podem ser subdivididos em três categorias: peixes tropicais, de clima frio ou temperado e ornamentais.

De acordo com fatores climáticos, demanda e preferência dos consumidores, algumas espécies de peixes são mais cultivadas em determinadas regiões do Brasil, fazendo com que exista regionalização da produção. Os tipos mais produzidos para a comercialização podem ser subdivididos em três categorias: peixes tropicais, peixes de clima frio ou temperado e peixes ornamentais.

Os primeiros, são aqueles que representam o maior potencial de desenvolvimento quando a temperatura da água se encontra entre 22ºC e 30ºC. Esses são comercializados para pesque-pagues, ou abatidos para servirem de alimento. O professor José Eduardo Aracena Rasguido, no curso Criação de Peixes, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, explica que “nessa categoria enquadram-se a tilápia, a carpa, o pacu, o tambaqui, o tambacu, o surubim, a matrinchã e o piau”.

O peixe de clima frio ou temperado cultivado no Brasil é a truta. Considerado nobre, normalmente, é comercializado abatido. Os maiores criatórios da espécie encontram-se localizados nas regiões serranas de Minas Gerais, no Rio de Janeiro, em São Paulo e no Espírito Santo.

Já os ornamentais são produzidos exclusivamente para a aquariofilia. “O produtor de peixes ornamentais deve estar familiarizados com os nomes vulgares de diversas espécies, pois, muitas vezes, o mesmo peixe apresenta mais de um nome popular”, explica o professor, especialista e consultor em piscicultura da EMATER-MG .

Independente da espécie a ser produzida, é importante que o piscicultor tenha conhecimento das exigências dos peixes, bem como dos principais fatores que influenciam diretamente no seu desenvolvimento.

C

Curso CPT - Criação de Peixes

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!