
Uma nova técnica de irrigação surge como alternativa para garantir maior eficiência no gasto hídrico, uma vez que a água utilizada na agricultura ganha espaço na discussão mundial. No Brasil cerca de 47% do total da água captada, ou 865,5 m³ por segundo, são gastos na irrigação das plantações. O novo sistema por meio de microtubos é uma tecnologia que possibilita a economia da água no meio rural.
A iniciativa para as pesquisas veio da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Os resultados mostraram que o microtubo é um sistema fácil de montar, barato, de extrema eficiência e que faz o uso racional da água. Este microaspersor fornece uma vazão contínua e independe do relevo do terreno ou da posição vegetal no campo.
Para Rubens de Oliveira, doutor em irrigação e coordenador do curso Irrigação em Frutíferas do CPT – Centro de Produções Técnicas, “o sistema já é interessante por eliminar o problema de entupimento. Além disso, proporciona ao vegetal uma irrigação sem excessos de água, o que é bom para os custos de produção, desenvolvimento da planta e ecologicamente viável”, afirma o professor no curso.
A nova técnica poderá ser usada em plantações de árvores, frutíferas e hortaliças.
Por: Ariádine Morgan
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.