WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Ponto de colheita determina a qualidade das hortaliças no consumo

Ele é identificado pela idade da planta, desenvolvimento das folhas, hastes, frutos, raízes, entre outras partes que serão consumidas

Para obter produtos o ano todo, é preciso fazer um planejamento de plantio, observando a época de cultivo de cada espécie.

Para obter produtos o ano todo, é preciso fazer um planejamento de plantio, observando a época de cultivo de cada espécie.

O momento da colheita é a finalização do processo de produção das hortaliças. Deve ser feito com todo o cuidado, para não danificar as plantas e seus produtos, preservando a qualidade conseguida no cultivo.

O ponto de colheita tem extrema importância para o consumo dos vegetais, pois nesse momento se aguça as melhores características de sabor, aparência e qualidade. Esse é determinado pela idade da planta, desenvolvimento das folhas, hastes, frutos, raízes, entre outras partes que serão consumidas.

De modo geral, podemos fazer as seguintes generalizações: as hortaliças de folha e de haste são colhidas quando tenras. As de flores, quando os botões ainda estão fechados. Aquelas que apresentam frutos imaturos devem ser coletadas quando as sementes não estão completamente formadas.

O professor João Tessarioli Neto, no curso Horta Caseira – Implantação e Cultivo, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, acrescenta que “as hortaliças de fruto maduro são colhidas quando atingem o ponto de maturação. Já as raízes e bulbos, como a cebola, devem ser coletadas quando estiverem completamente desenvolvidas, no caso desse vegetal, com 150 dias”.

Para obter produtos o ano todo, é preciso fazer um planejamento de plantio, observando a época de cultivo de cada espécie. Se o propósito for vender as hortaliças, antes de começar a implantar a horta é importante saber para quem vender, para não correr risco de perder a produção.

Curso CPT - Horta Caseira - Implantação e Cultivo

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Jadson Eduardo

23 de mai. de 2016

Bom dia, Gostaria de saber o ponto certinho da colheita apos as mudas ser transplantadas? Obrigado.

Resposta do Portal Cursos CPT

23 de mai. de 2016

Olá Jadson,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Cada hortaliça tem uma época ideal para colheita.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?