
Para obter produtos o ano todo, é preciso fazer um planejamento de plantio, observando a época de cultivo de cada espécie.
O momento da colheita é a finalização do processo de produção das hortaliças. Deve ser feito com todo o cuidado, para não danificar as plantas e seus produtos, preservando a qualidade conseguida no cultivo.
O ponto de colheita tem extrema importância para o consumo dos vegetais, pois nesse momento se aguça as melhores características de sabor, aparência e qualidade. Esse é determinado pela idade da planta, desenvolvimento das folhas, hastes, frutos, raízes, entre outras partes que serão consumidas.
De modo geral, podemos fazer as seguintes generalizações: as hortaliças de folha e de haste são colhidas quando tenras. As de flores, quando os botões ainda estão fechados. Aquelas que apresentam frutos imaturos devem ser coletadas quando as sementes não estão completamente formadas.
O professor João Tessarioli Neto, no curso Horta Caseira – Implantação e Cultivo, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, acrescenta que “as hortaliças de fruto maduro são colhidas quando atingem o ponto de maturação. Já as raízes e bulbos, como a cebola, devem ser coletadas quando estiverem completamente desenvolvidas, no caso desse vegetal, com 150 dias”.
Para obter produtos o ano todo, é preciso fazer um planejamento de plantio, observando a época de cultivo de cada espécie. Se o propósito for vender as hortaliças, antes de começar a implantar a horta é importante saber para quem vender, para não correr risco de perder a produção.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

Jadson Eduardo
23 de mai. de 2016Bom dia, Gostaria de saber o ponto certinho da colheita apos as mudas ser transplantadas? Obrigado.

Resposta do Portal Cursos CPT
23 de mai. de 2016Olá Jadson,
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Cada hortaliça tem uma época ideal para colheita.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos