WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Produção integrada de horta e galinheiro gera renda no RJ

A ideia é simples: fazer uma horta com canteiros circulares, composta de hortaliças de ciclo curto, e, ao centro, um galinheiro que não precisa ser grande, para a produção de ovos

Produção integrada de horta e galinheiro gera renda no RJ   Notícias Cursos CPT
 

A ideia é simples: fazer uma horta com canteiros circulares, composta de hortaliças de ciclo curto, e, ao centro, um galinheiro que não precisa ser grande, para a produção de ovos. A tática de integrar esses dois elementos deu certo e tem aumentado a renda de pequenos agricultores do município de Paraíba do Sul, no Rio de Janeiro.

Na horta, chamada de mandala por causa de seu formato, é possível plantar, cenoura, alface, agrião, mandioca, alho-poró, chuchu, pimentão, berinjela, cebolinha, cebola, abobrinha, salsinha, beterraba, almeirão, azedinha, couve, tomate-cereja, jiló, pepino e outros, todos cultivados sem o uso de agrotóxicos. Quando ficam em estado físico impróprio para o comércio ou consumo, essas culturas são levadas para o galinheiro, servindo de alimentação para as galinhas.

A forma arredondada dos canteiros, sempre ao redor do galinheiro, facilita o trabalho do agricultor que num instante, transporta todo o descarte para o galinheiro. Além disto, este tipo de projeto favorece o arejamento e a insolação das culturas. “O que não é consumido pelas galinhas é transformado em compostagem, juntando-se às sobras grama e o esterco produzido por elas mesmas. Posteriormente, passados 45 dias aproximadamente, o material volta para o canteiro sem ter sido remexido pelo menos uma vez, já que as próprias galinhas ao ciscar fazem esse trabalho”, relata José Henrique Ferreira, proprietário rural da região, adepto ao sistema de mandala com galinheiro.

Na prática, a horta alimenta as galinhas que alimentam a horta. O nome disto é sustentabilidade, transformando uma unidade produtiva em um negócio rural, com certificação orgânica. O projeto de implantação completo pode ser encontrado no Sebrae.

Por Silvana Teixeira.
Fonte: Globo Rural.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Emerson Pereira Machado

22 de ago. de 2019

Boa noite tenho uma chácara de 12 mil metros e tenho o desejo de trabalhar com orgânico e quero também construir um sistema de mandala se vcs puderem me ajudar com esse desejo agradeço muito

Resposta do Portal Cursos CPT

27 de ago. de 2019

Olá Emerson Pereira,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos em relação aos cursos que serão fundamentais para iniciar sua atividade de cultivo de hortaliças orgânicas.

Atenciosamente,
Victor Sampaio

Rosimeire de Avelar maziero

15 de dez. de 2017

Muito boa essa ideia, parabéns.

Resposta do Portal Cursos CPT

18 de dez. de 2017

Olá, Rosimeire.

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo!

Atenciosamente,

Renato Rodrigues.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?