
A oferta ainda é inferior à demanda, portanto, ter sucesso na criação depende de criar em grande quantidade e com qualidade.
Eles enfeitam os ambientes com suas cores e movimentos graciosos. Ocupam pouco espaço e são fáceis de criar. Os peixes ornamentais encantam pela beleza e leveza. Hoje, são cultivados em todo o mundo e diversos piscicultores dedicam-se a trabalhos de melhoramento genético, visando obter novas variedades.
Normalmente, as espécies mais cultivadas são aquelas que necessitam de pouca ou nenhuma técnica de manejo. De acordo com o professor Dr. Manuel Vazquez Vidal Júnior, no curso Produção de Peixes Ornamentais, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, “a oferta ainda é inferior à demanda, portanto, ter sucesso na produção depende de criar em grande quantidade e com qualidade”. Ele acrescenta que, entre os peixes ornamentais de água doce, destacam-se quatro famílias.
Uma delas é os caracídeos, peixes pequenos e calmos. Estão entre os mais conhecidos no aquarismo pelas cores variadas e belas, pela resistência e facilidade de manejo. Geralmente vivem em grandes cardumes. Dentre eles, os Tetras são os mais procurados, dadas as suas cores realçantes. Outros representantes da espécie são o Neon e o Mato-Grosso.
Guppys, Molinésias, Platys e Espadas estão entre os representantes mais importantes dos poecilídeos, peixes resistentes que se reproduzem facilmente em cativeiro. São calmos e gostam de viver em cardume.
Os ciclídeos estão entre os peixes ornamentais mais conhecidos. São divididos em dois grupos, o dos menores, que é composto por peixes como o Kribensis cujo tamanho raramente excede 7,5 cm. E os maiores, como o Apaiaris, que podem alcançar de 30 até 50 cm.
Peixes com sistema auxiliar de respiração, os anabantídeos, também conhecidos labirintídeos, sobrevivem em águas com pouco oxigênio. Seus representantes mais conhecidos são o Beta, o Beijador e a Colisa.

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.