
Para poder avaliar nossos hábitos e revisá-los, devemos, em primeiro lugar, ter consciência deles, saber quais são eles. E isso só é possível se os anotarmos, à medida que vão ocorrendo, afirma Hélvio Tadeu Cury Prazeres, professor do Curso a Distância CPT Gestão de Pessoas na Pequena Empresa - Parte 2, em Livro+DVD e Curso Online.
Procure registrar por escrito, pelo menos dez dias seguidos, tudo o que você faz no trabalho, lazer, repouso e higiene. Questione o que é desnecessário, improdutivo, prejudicial. Verifique o que você pode eliminar, substituir, modificar ou melhorar. Analise cuidadosamente seus hábitos de trabalho: como você se organiza, como você dispõe de seus recursos, como você toma decisões, como você dirige, como você delega, como você se comunica, como você controla.
Pense nos benefícios que um novo hábito lhe trará e planeje passo a passo sua mudança. Depois de avaliar seus hábitos e atitudes, você deve efetivamente planejar sua mudança: saber o que mudar e como mudar, relata Hélvio.
Hélvio Tadeu de tal dá as dicas para quem quer mudar de postura no ambiente de trabalho
- Autogratificar-se
A mudança de hábito merece comemoração. Saia mais cedo do escritório na sexta-feira para tomar um chope com os amigos, ou compre um quadro novo caso você tenha gosto pela pintura, ou convide sua mulher para um jantar especial. Enfim, recompense-se pelo tanto que
conseguiu.
- Perseverar, nunca desistir
Haverá momentos em que você terá recaídas, deixará de praticar seus novos hábitos. Mas é importante insistir. É somente através da perseverança que você poderá incorporar um novo hábito no seu dia a dia. E deve fazer isso de forma organizada, sistemática e persistente.
- Pense nos benefícios
Ninguém muda seus hábitos da noite para o dia. Você deve não apenas estar disposto a investir tempo e energia no seu novo hábito, mas principalmente pensar nos benefícios que essa mudança lhe trará, já que ninguém muda seus hábitos sem estar motivado.
- Motive-se
Só há mudança de hábito se houver motivação para a mudança. Se sentir necessidade de mudança.
- Como incorporar novos hábitos no seu dia a dia?
Hábitos basicamente são adquiridos pela repetição. Foi assim que você adquiriu seus hábitos atuais e é parando de repetir que você poderá mudar. Para isso, você pode lançar mão de alguns expedientes práticos, fáceis e geralmente eficazes.
Você sabe, por exemplo, que o hábito de fumar faz mal. Pode ter lido vários livros sobre o tabagismo e saber que o fumo predispõe doenças cardiorrespiratórias. No entanto, se você não estiver motivado a parar de fumar, você vai continuar fumando. Agora, se você sentir necessidade de proteger sua saúde, muito provavelmente você deixará de fumar. Enfim, é importante pensarmos sempre nos benefícios de uma mudança: o que realmente iremos ganhar mudando determinados hábitos, finaliza o especialista.
* Hélvio Tadeu Cury Prazeres é Mestre em Marketing, Sistemas de Informação e Processo Decisório. Professor titular da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Centro Universitário Newton Paiva e Faculdade Pedro Leopoldo. Consultor de empresas. Pesquisador na área de gestão de negócios e processo decisório. Autor de diversos livros nas áreas de conhecimento.
Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:
- Como vencer na era do conhecimento? Com INOVAÇÃO!
- Quer inovar seu negócio? Apoie-se em ideias criativas!
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Gestão Empresarial.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.