Cursos da Área Curso Como Administrar Pequenas Empresas Curso Administração Financeira na Pequena Empresa Curso de Negociação - Técnicas e Estratégias de Sucesso Curso Marketing para Pequenas Empresas Curso Fidelização de Clientes Curso Treinamento de Gerente de Loja Curso Gestão de Pessoas na Pequena Empresa - Parte 1 Curso Liderança Gerencial - Como Desenvolver Habilidades em Liderança Curso Planejamento Patrimonial Sucessório por Meio de Holding Curso Loja de Sucesso - Planejamento, Gestão e Marketing Curso Segurança Patrimonial para Empresas Curso Gestão de Pessoas na Pequena Empresa - Parte 2 Curso Como Administrar Estoque e Almoxarifado Curso de Matemática Financeira Curso Como Tornar sua Empresa uma Franqueadora Curso Análise de Crédito e Cobrança na Pequena Empresa - Parte 1 Curso Merchandising Visual para o Seu Negócio Curso Primeiros Socorros - nas Escolas, nas Empresas e em Residências Curso Como Administrar Pequenas Indústrias Curso Análise de Crédito e Cobrança na Pequena Empresa - Parte 2 Curso Dinâmicas para Motivação e Cooperação de Equipes nas Empresas - Jogos e Dinâmicas com 10 Práticas Curso Dinâmicas para Motivação e Cooperação de Equipes nas Empresas - Práticas de Jogos e Dinâmicas de Grupo Curso Como Implantar um Plano de Cargos e Salários Curso Estratégias para Desenvolvimento de Municípios Curso Estratégias para Desenvolvimento de Municípios II com base em Agropecuária e Confecções Áreas Afins 10Capacitação na Empresa Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

Mix de marketing: os 4 Ps como ferramenta para atender as necessidades e desejos do público alvo

O gestor deve definir por meio dos 4 p's (produto, preço, praça e promoção de vendas), a melhor forma de conquistar seus clientes e aumentar as vendas.

Mix de marketing e a importância dos 4Ps para as empresas conquistarem clientes

Os 4Ps é uma ferramenta chave para o sucesso de uma empresa

O marketing é composto por vários elementos. Para que a empresa funcione bem, os gestores devem preocupar ferrenhamente em desenvolver o produto ideal, que é aquele que o consumidor deseja e/ou precisa concluir; o preço correto, que é um preço que proporciona um lucro satisfatório e ainda agrada o consumidor; disponibilizar ou distribuir o produto no lugar certo (ponto ou praça); ou seja, no local onde o consumidor tenha facilidade em adquiri-lo ; e fazer a promoção do produto incentivando que as pessoas o comprem.

Esses são os quatro componentes, chamados também de 4Ps(devido ao fato de todos começarem com a letra “p”) que compõem o MIX de MARKETING. O empresário deve ficar atento sempre a esses quatro fatores determinantes para o sucesso da empresa. Quando elaborado na medida certa, esse conjunto de estratégias contribuirá e muito para que a empresa alcance um número substancial de vendas.

Exemplos de funcionamento dos 4Ps:

Temos alguns exemplos que ilustram muito bem a importância e o nível de participação que cada um dos P´s deve ter de acordo com a situação:

- Em época de baixa procura por um produto, fatalmente seu preço deverá ser reduzido e sua exposição terá que ser intensificada . Nesse período, os itens preço e promoção serão destacados mais do que os outros;

- Em uma confecção de roupas, quando muda a estação do ano, a prioridade do mix é o produto, pois há uma mudança radical nos modelos de uma estação para outra;

- Um carrinho de cachorro quente pode variar no item ponto ou praça, quando acompanha festas regionais e eventos.

Produtos: bens tangíveis e bens intangíveis

Produto é algo que apresente utilidade no mercado, podendo ser oferecida a ele para a satisfazer um desejo ou uma necessidade.

Não se trata apenas de bens físicos, classificados como bens tangíveis, concretos, mas também os bens intangíveis, que são a oferta de serviços, como limpeza, consultoria, entre outros.
Para alcançar o sucesso, um produto deve ter um nível considerável de qualidade, deve ser competitivo em relação aos concorrentes e atingir a fatia de mercado que o gestor deseja.

Questões que devem ser respondidas

É fundamental que as empresas estudem a fundo seus clientes alvos, porque é em função deles que serão elaboradas todas as estratégias que possam otimizar as vendas da empresa. Para isso, é preciso identificar:

- O preço que eles estão dispostos a pagar;

- Os lugares que eles estão dispostos a ir para comprar tal produto;

- Quais produtos eles realmente desejam ou necessitam

- Quais tipos de divulgação e promoção atraem o consumidor alvo.

Daí a importância de se conhecer bem os clientes. O mercado só existirá se o consumidor perceber a necessidade de algum bem ou serviço, se existir pelo menos um produto para satisfazê-la e se esse possível consumidor tiver condições financeiras para comprá-lo.

O curso “ Marketing Para Pequenas Empresas ”, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, em parceria com a professora Katsuê Mírian Ávilla Watanabe (Pós-Graduada em Marketing e consultora de várias empresas em todo o brasil), traz de maneira completa, clara e objetiva o melhor caminho para elaborar o Mix de Marketing.

Além disso, traz uma série de fundamentos ligados ao Marketing que contribuirão e muito para que sua empresa atraia muitos clientes, aumente suas vendas e tenha muito sucesso. O curso conta com um manual com 163 páginas e um vídeo explicativo de 63 minutos.

Conheça também os outros cursos da área de Gestão Empresarial.

Por: Victor Monteiro Lopes

Cursos Relacionados

Curso Marketing para Pequenas Empresas Curso Marketing para Pequenas Empresas

Com Prof.ª Katsuê Watanabe

R$ 398,00 à vista ou em até 12x de R$ 33,17 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais
Curso Como Administrar Pequenas Empresas Curso Como Administrar Pequenas Empresas

Com Prof. Hélvio Tadeu

R$ 398,00 à vista ou em até 12x de R$ 33,17 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais
Curso Loja de Sucesso - Planejamento, Gestão e Marketing Curso Loja de Sucesso - Planejamento, Gestão e Marketing

Com Prof. Adriano Godoy

R$ 398,00 à vista ou em até 12x de R$ 33,17 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais
Curso Administração Financeira na Pequena Empresa Curso Administração Financeira na Pequena Empresa

Com Prof. Hélvio Tadeu

R$ 498,00 à vista ou em até 12x de R$ 41,50 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais
Curso Gestão de Pessoas na Pequena Empresa - Parte 1 Curso Gestão de Pessoas na Pequena Empresa - Parte 1

Com Prof. Hélvio Tadeu

R$ 420,00 à vista ou em até 12x de R$ 35,00 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais
Curso Gestão de Pessoas na Pequena Empresa - Parte 2 Curso Gestão de Pessoas na Pequena Empresa - Parte 2

Com Prof. Hélvio Tadeu

R$ 420,00 à vista ou em até 12x de R$ 35,00 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Mais Notícias sobre diversas áreas do conhecimento

Últimos

Mais Lidos

Atendimento Online
Quer Facilidade