O marketing é composto por vários elementos. Para que a empresa funcione bem, os gestores devem preocupar ferrenhamente em desenvolver o produto ideal, que é aquele que o consumidor deseja e/ou precisa concluir; o preço correto, que é um preço que proporciona um lucro satisfatório e ainda agrada o consumidor; disponibilizar ou distribuir o produto no lugar certo (ponto ou praça); ou seja, no local onde o consumidor tenha facilidade em adquiri-lo ; e fazer a promoção do produto incentivando que as pessoas o comprem.
Esses são os quatro componentes, chamados também de 4Ps(devido ao fato de todos começarem com a letra “p”) que compõem o MIX de MARKETING. O empresário deve ficar atento sempre a esses quatro fatores determinantes para o sucesso da empresa. Quando elaborado na medida certa, esse conjunto de estratégias contribuirá e muito para que a empresa alcance um número substancial de vendas.
Exemplos de funcionamento dos 4Ps:
Temos alguns exemplos que ilustram muito bem a importância e o nível de participação que cada um dos P´s deve ter de acordo com a situação:
- Em época de baixa procura por um produto, fatalmente seu preço deverá ser reduzido e sua exposição terá que ser intensificada . Nesse período, os itens preço e promoção serão destacados mais do que os outros;
- Em uma confecção de roupas, quando muda a estação do ano, a prioridade do mix é o produto, pois há uma mudança radical nos modelos de uma estação para outra;
- Um carrinho de cachorro quente pode variar no item ponto ou praça, quando acompanha festas regionais e eventos.
Produtos: bens tangíveis e bens intangíveis
Produto é algo que apresente utilidade no mercado, podendo ser oferecida a ele para a satisfazer um desejo ou uma necessidade.
Não se trata apenas de bens físicos, classificados como bens tangíveis, concretos, mas também os bens intangíveis, que são a oferta de serviços, como limpeza, consultoria, entre outros.
Para alcançar o sucesso, um produto deve ter um nível considerável de qualidade, deve ser competitivo em relação aos concorrentes e atingir a fatia de mercado que o gestor deseja.
Questões que devem ser respondidas
É fundamental que as empresas estudem a fundo seus clientes alvos, porque é em função deles que serão elaboradas todas as estratégias que possam otimizar as vendas da empresa. Para isso, é preciso identificar:
- O preço que eles estão dispostos a pagar;
- Os lugares que eles estão dispostos a ir para comprar tal produto;
- Quais produtos eles realmente desejam ou necessitam
- Quais tipos de divulgação e promoção atraem o consumidor alvo.
Daí a importância de se conhecer bem os clientes. O mercado só existirá se o consumidor perceber a necessidade de algum bem ou serviço, se existir pelo menos um produto para satisfazê-la e se esse possível consumidor tiver condições financeiras para comprá-lo.
O curso “ Marketing Para Pequenas Empresas ”, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, em parceria com a professora Katsuê Mírian Ávilla Watanabe (Pós-Graduada em Marketing e consultora de várias empresas em todo o brasil), traz de maneira completa, clara e objetiva o melhor caminho para elaborar o Mix de Marketing.
Além disso, traz uma série de fundamentos ligados ao Marketing que contribuirão e muito para que sua empresa atraia muitos clientes, aumente suas vendas e tenha muito sucesso. O curso conta com um manual com 163 páginas e um vídeo explicativo de 63 minutos.
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Por: Victor Monteiro Lopes
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