
A previsão de um dólar mais valorizado em relação ao real e a abertura de novos mercados, é um grande estímulo à exportação.
O ano de 2014, vai ser marcado por uma oferta de carne bovina equilibrada à demanda.
A exportação de carne bovina brasileira, deverá crescer em volume e em receita, este ano, de acordo com o que é esperado pelo segmento,
favorecendo frigoríficos exportadores do país.
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA, negocia a abertura de novos mercados para exportação de carne brasileira. Tendo, os Estados Unidos, como a principal e a mais aguardada conquista.
O país norte-americano é o maior importador mundial de carne bovina e é referência para diversos outros mercados quanto às questões sanitárias.
A previsão de um dólar mais valorizado em relação ao real e a abertura de novos mercados, é um grande estímulo à exportação. Existem também notícias favoráveis também do lado da demanda. Tanto para a carne bovina quanto para a de frango, como o acordo provisório sobre o programa nuclear do Irã, que deverá afrouxar as sanções ao país e normalizar as relações comerciais.
A Associação Brasileira dos Exportadores de Carne (Abiec) prevê que as exportações de carne bovina poderão alcançar US$ 8 bilhões em 2014, um novo recorde histórico. Entre os meses de janeiro e novembro de 2013, o Brasil já exportou US$ 6 bilhões em carne bovina, de acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA. Neste ano, até novembro, as exportações de carne bovina somarão 1,35 milhão de toneladas.
A produção global para 2014 deverá aumentar em 58,6 milhões de toneladas, à medida que a maioria dos países produtores deverá se beneficiar das ofertas de alimentos animais mais baratos e maior demanda de importação, principalmente da China e de Hong Kong.
O consumo global deverá aumentar levemente com relação ao recorde do ano passado, de 57 milhões de toneladas, enquanto o comércio internacional deverá continuar alcançando novos recordes, tendo o Brasil e a Índia como principais responsáveis por este crescimento na exportação.
Requisitos sanitários para exportação
Toda e qualquer exportação de animais vivos ou produtos de origem animal é submetida ao cumprimento de requisitos regulamentados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA.
Assim, uma empresa interessada no mercado de exportação deve:
- obter registro do estabelecimento no Serviço de Inspeção Federal - SIF, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que atesta a regularidade sanitária, técnica e legal das instalações e etapas do processo de produção;
- após a concessão do registro, a empresa deve requerer habilitação para exportar junto ao Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal - DIPOA, da Secretaria de Defesa Agropecuária -SDA, do Ministério da Agricultura. A empresa habilitada ao comércio internacional, será incluída na lista geral ou nas listas específicas de estabelecimentos exportadores.
- Certificado - o Certificado Zoossanitário Internacional - CZI, emitido pelo Departamento de Saúde Animal, da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, atestando a sanidade animal é emitido após inspeção sanitária ou exames para diagnóstico de doenças.
Neste certificado, são descritos as condições de saúde do animal, por meio do acompanhamento médico veterinário periódico e de provas de vacinação e exames laboratoriais legalmente exigidos; condições de instalações para o desenvolvimento da atividade; utilização de insumos apropriados (tais como alimentação livre de produtos de origem animal e de hormônios e anabolizantes proibidos); e registro documental da atividade.
A comprovação da sanidade animal varia de acordo com o país importador. Informações sobre a documentação necessária e procedimentos necessários para exportar produtos de origem animal, recomendamos que procure o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA.
Capacitação
Diante da forte perspectiva de abertura de novos mercados e o crescimento das exportações de carne bovina do Brasil, é interesante que todos os profissionais ligados à cadeia produtiva de carne bovina, possuam curso de capacitação profissional na área.
Esta capacitação tem como objetivo aumentar a competitividade internacional desta cadeia, trazendo esclarecimentos sobre manejo, higiene e considerações sobre doenças e seu tratamento.
O CPT - Centro de Produções Técnicas, possui uma séria de cursos voltados para criação de bovinos de corte, que poderão ser de grande ajuda na capacitação destes profissionais.
Fonte: MS Notícias, Beef Point, MAPA - Ministério da Agricultura, Abastecimento e Pecuária, Agência de Notícias do Paraná, Real H, AF News Análises
Por: Ana Carolina dos Santos
Aprimore seus conhecimentos:
- Conheça os Cursos CPT da área Gado de Corte
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.