WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

O coco orgânico dispensa adubações químicas e pulverizações com agrotóxicos

O cultivo orgânico de coco conta ainda com altas produtividades e melhores preços para os produtos no mercado

A produção orgânica de coco garante a obtenção de produtos mais saudáveis

A produção orgânica de coco garante a obtenção de produtos mais saudáveis

A crescente demanda por produtos orgânicos, verificada no mercado alimentício, representa uma busca dos consumidores por uma agricultura sustentável, que seja livre de produtos químicos. Nesse sentido, a cultura do coco orgânico, que é uma das que mais tem crescido nos últimos anos, vem se destacando. Para se ter uma ideia, já existem diversas áreas cultivadas com coqueirais orgânicos, havendo um interesse muito grande por parte daqueles que já produzem coco de forma convencional, em praticar o cultivo orgânico.

A prática de um agricultura sustentável proporcionará ao coqueiral encontrar no solo todas as condições necessárias para o seu desenvolvimento, dispensando, portanto, adubações químicas e pulverizações com agrotóxicos. Além disso, certamente existirá um equilíbrio biológico no solo e, com isso, o ecossistema será preservado e os produtos obtidos, tanto a água-de-coco como a polpa do coco seco, serão mais saudáveis e os preços de mercado maiores, o que irá proporcionar ao produtor maior lucratividade.

Passando ao processo de plantio do coco orgânico, o coordenador do curso Cultivo Orgânico de Coco, professor Adoniel Amparo, afirma que o coqueiro é uma planta que se desenvolve melhor em locais que apresentam as seguintes características:

- regiões mais baixas;
- solo leve, com características arenosas;
- clima tipicamente quente, com temperatura média anual em torno de 25° C; e
- umidade relativa do ar entre 65 e 85%.

Além dessas condições ideais, vale ressaltar que o plantio do coco orgânico é bastante diferente da forma como é feito em cultivos convencionais. Na forma de cultivo orgânico, não existem preocupações com o preparo do terreno, fazendo arações profundas ou intervendo as camadas do solo. Ao contrário, a principal preocupação no cultivo orgânico de coco consiste em causar a menor agressão possível ao meio ambiente.

Quanto ao plantio do coco orgânico, recomenda-se aos produtores fazê-lo na época das chuvas, para se obter melhores condições de pegamento da muda. Quanto às mudas, é muito importante que elas sejam de origem orgânica, podendo ser adquiridas de produtores certificados ou até mesmo produzidas na propriedade.

O cultivo do coco orgânico engloba a necessidade de controlar plantas espontâneas que se desenvolvem próximas aos coqueiro

O cultivo do coco orgânico engloba a necessidade de controlar plantas espontâneas que se desenvolvem próximas aos coqueiro


Depois do coco plantado, passa-se ao cultivo do coqueiro orgânico. À medida que o coqueiral vai se desenvolvendo, as plantas espontâneas ficam cada vez maiores. Quando elas estiverem maduras, será preciso fazer uma roçada, que pode ser manual ou com tratores, para que o mato roçado seja depositado sobre a superfície do solo para ser, posteriormente, transformado em matéria orgânica.

O CPT – Centro de Produções Técnicas conta com uma vasta área de cursos sobre Cultivo e Processamento de Coco. Confira!

 

 

Por: Beatriz Lázia

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?