O produtor de coco conta com algumas estratégias que ajudam consideravelmente a melhorar seus rendimentos. Hoje, uma das principais estratégias para vencer o mercado competitivo do setor de produção de alimentos é a diversificação. Sendo assim, a industrialização do coco pode ser uma maneira prática e simples de aproveitar a produção do coco e outros produtos do coqueiro, em uma exploração agrícola, proporcionando a sua comercialização nas mais diversas formas.
Outra vantagem da industrialização é a possibilidade de aproveitamento dos cocos que não atendem aos padrões de comercialização na forma in natura. Assim, a industrialização permite uma fácil expansão comercial, além de ser uma maneira cômoda para o consumidor que poderá manter em seu congelador, durante todo o ano, coco verde em forma de água ou polpa congelada.
Mercado para o coco industrializado
Muito pode ser feito para melhorar a comercialização de produtos e subprodutos do coco no mercado interno. O coco é matéria-prima de relevância na indústria de muitos produtos alimentares e, por isso, encontra como mercado em potencial desde fábricas de bolachas, de doces e de iogurtes, até pequenas confeitarias e lanchonetes.
O coordenador do curso Industrialização do Coco, o Biólogo Raimundo Camelo Mororó, afirma que hoje os coqueirais já deixaram de ser encontrados apenas em regiões litorâneas e ocuparam regiões do interior do país. É possível encontrar coqueiros com intuitos comerciais no interior de São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Goiás e Espírito Santo. Em síntese, são inúmeras as propriedades rurais que já plantaram ou que estão sendo preparadas para o plantio, pois os produtores, de modo geral, perceberam que existem grandes vantagens em se trabalhar com esta cultura, que conta com mercado amplo.
Importância econômica
O coqueiro é cultivado em aproximadamente 11,6 milhões de hectares em 86 países localizados na zona intertropical do globo terrestre. Cerca de 96% da produção mundial é proveniente de pequenos agricultores, com áreas de 0,2 a 4 hectares, sendo 70% dessa produção consumida internamente nesses países, constituindo-se na principal fonte de gorduras e proteínas.
A importância do coco, na grande maioria dos países, deve-se ao seu papel na produção de óleo, que gera divisas e fornece uma cultura de subsistência para os pequenos agricultores, fornecendo alimentos, bebidas, ração para animais, entre outros. O coco industrializado apresenta inúmeras vantagens na sua utilização, pois além de ecológico e facilmente reciclável, pertence à família das fibras duras, tendo como principais componentes a celulose e o lenho que lhe conferem elevados índices de rigidez e dureza.
O CPT – Centro de Produções Técnicas conta com uma vasta área de cursos sobre Cultivo e Processamento de Coco. Confira!
Por: Beatriz Lázia
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

Michaell Carloss
23 de ago. de 2015gostei

Resposta do Portal Cursos CPT
24 de ago. de 2015Olá, Michael!
Ficamos felizes que tenha gostado.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos