WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Nova lei de cotas em universidades já deve valer para este ano

Texto passará pela sanção da presidente e, se aprovado, deve afetar os vestibulares deste ano

 

 O Senado aprovou a Lei de Cotas, que prevê 50% das vagas em universidades federais para estudantes de escolas públicas. Foto: reprodução.

O Senado aprovou, na última terça-feira, dia 07, a Lei das Cotas, que prevê 50% das vagas de todos os cursos e turnos das instituições federais reservadas para estudantes de escolas públicas. O texto passará pela sanção da presidente Dilma Rousseff em um prazo máximo de 15 dias e já valerá assim que for publicada.

Ou seja, é bem provável que o novo sistema de cotas afete os vestibulares deste ano. As instituições federais terão até quatro anos para se adaptarem às novas regras. No entanto, elas precisam adotar o sistema em uma escala menor em um prazo de um ano, cerca de 25% do que está previsto na nova lei. A universidade que tem apenas um vestibular ao ano precisa adotar essa regra para o vestibular do final de 2012 ou início de 2013.

A maioria das universidades e institutos federais já adota algum sistema de cotas e algumas delas ainda incluem critérios de cor (negros e indígenas), além de vagas especiais para deficientes físicos. No entanto, nenhuma chega a um percentual de 50%.

Assim, metade das vagas será destinada a estudantes que cursaram todo o ensino médio em escola pública, sendo que uma parte delas deve ser reservada para negros, pardos, indígenas e alunos com renda familiar per capita inferior ou igual a um salário mínimo e meio.

Por: Maria Clara Corsino.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?