WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Texto dissertativo desenvolve o raciocínio

Todos os tipos de dissertação têm a mesma estrutura: título, introdução, desenvolvimento e conclusão

A dissertação é a modalidade textual mais comumente pedida em provas de concurso e vestibulares.

Dissertar é discorrer sobre algum assunto, expondo um ponto de vista e os argumentos que o justifiquem, caracterizando um exercício vital para o desenvolvimento do raciocínio. Entre os vários tipos de dissertações, destacamos o texto expositivo, o injuntivo e o argumentativo.

A professora Gamali Rodrigues Gomide, no curso Redação para Vestibular e Concurso, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, explica que “a dissertação expositiva tem, como a própria palavra diz, o objetivo de expor, explicar ou interpretar ideias. Não há intenção de defendê-las ou combatê-las. Geralmente, o autor apresenta como verdade o que expõe, e, para comprovar o que diz, usa exemplos, gráficos, imagens e outros recursos para facilitar a compreensão”.

O texto injuntivo tem duas vertentes: a dissertação injuntiva-instrucional, conhecida também como prescritiva, muito usada em manuais de instrução e outros textos que ensinam como fazer algo, e a dissertação injuntiva-apelativa, usada nas propagandas.

Com certeza, a dissertação argumentativa é a modalidade mais solicitada em exames seletivos. Qualquer pessoa que esteja concorrendo a um cargo em empresa pública ou privada, ou a uma vaga em curso universitário, precisa demonstrar capacidade de dissertar sobre determinado tema.

“Esse tipo de texto tem como função primordial discutir ideias e levantar polêmica entre pontos de vista diferentes. Nele as ideias devem ser expostas de modo simples, claro e objetivo, usando vocabulário de uso corrente, em linguagem denotativa, sem rebuscamentos. O excesso de linguagem erudita ou técnica pode comprometer a compreensão da informação, que é o objetivo essencial do texto”, ressalta a professora, especialista em linguística e redação.

Todos os tipos de dissertação têm a mesma estrutura: título, introdução, desenvolvimento e conclusão. Cada parágrafo é como se fosse uma pequena redação, deve apresentar a ideia completa, com princípio, meio e fim, mas as orações e os parágrafos devem ser ligados em um encadeamento lógico, por elementos de coesão. Sem eles, a redação é uma sequência de parágrafos soltos.

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?