
É o ano de 1965! Morre Zumbi dos Palmares, símbolo de liberdade e de resistência dos negros escravizados. Dois séculos após a morte do mais famoso líder dos escravos, o Brasil comemora o Dia Nacional da Consciência Negra, em homenagem a esse exemplo de conquista e de luta. São 1004 cidades brasileiras celebrando a igualdade entre as raças. Mas, a cada ano, o movimento vem se disseminando por todo o país.
Isso não é algo recente. Há 30 anos, o dia 20 de Novembro vem sendo comemorado por membros do movimento negro. Embora a data já tivesse sido inserida no calendário escolar nacional em 2003, só foi oficializada em 2011, para homenagear Zumbi dos Palmares e celebrar a consciência negra e a luta pelos direitos dos afro-descendentes.
Nesse dia, algumas instituições coordenam atividades voltadas à comunidade negra, como palestras, apresentações teatrais e musicais, oficinas e outros. Tudo para instituir nas pessoas, principalmente nas crianças, o valor de suas raízes e, assim, banir o autopreconceito e a inferiorização do negro perante a sociedade.
Por Andréa Oliveira.
Fontes: www.brasilescola.com/www.ego.globo.com
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.