
Estudantes da Universidade Federal de Pernambuco desenvolveram um aplicativo para auxiliar na estruturação de textos acadêmicos, com base nas normas da ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas. Após quatro anos de testes, o FastFormat finalmente pode ser utilizado pelos usuários gratuitamente por período temporário.
A plataforma trabalha com modelos prontos (templates), o que permite aos usuários trocar conteúdos de forma automatizada e bastante simples. Além disso, o texto elaborado pelo programa é compatível com Word e Open Office. Com isso, os dados podem ser exportados a estes softwares sem nenhuma dificuldade.
De fato, o FastFormat passou a facilitar a vida de quem precisa produzir e formatar textos acadêmicos diversos. Periódicos, artigos, monografias, teses, trabalhos de conclusão de curso, além de dissertações, tudo pode ser organizado pelo app, seguindo as referências da ABNT.
O aplicativo é bastante eficiente e já é utilizado por estudantes e professores da USP - Universidade de São Paulo. Entretanto, novas funcionalidades serão desenvolvidas, como a criação de templates pelos próprios usuários do FastFormat e a revisão automática dos textos. Certamente, tais aprimoramentos otimizarão ainda mais o programa.
É bom lembrar que o software está disponível na forma gratuita, mas com os aprimoramentos implantados por seus desenvolvedores, passarão a ser oferecidos mediante pagamento conforme o nível de utilização dos usuários.
Por Andréa Oliveira.
Fonte: Correio 24 Horas.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.