WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Redação em vestibular: dicas para conquistar sua vaga

Comece a prova pela redação, faça um rascunho, leia bastante e pratique a escrita, são algumas propostas para se preparar

A redação é uma avaliação decisiva para a conquista da vaga em uma universidade pública.

A redação é uma avaliação decisiva para a conquista da vaga em uma universidade pública.

Faltam poucos meses para começar a aplicação de provas de vestibulares. Anos passam e o grande terror dos estudantes continua o mesmo: a redação. Essa avaliação pode ser decisiva para a conquista da vaga em uma universidade pública. Para conseguir uma escrita clara, concisa e que atenda aos requisitos exigidos pela banca examinadora é indicado que o aluno avalie o tema e esboce tudo em um rascunho.

Os professores da Fuvest – Fundação Universitária de Vestibular recomendam que os estudantes iniciem a prova pela redação para depois fazer as questões de língua portuguesa. Segundo eles, esse descanso entre o projeto esboçado da redação e sua finalização oferece, ao candidato, um poder de crítica mais apurado.

Especialista apontam que os erros mais comuns em redações de vestibular são fugir do tema, errar o gênero do texto solicitado, usar um estilo de texto autoajuda e apresentar argumentos frágeis. Além desses, outros problemas muito encontrados são usar chavões e palavras do senso comum; falhar na coesão e coerência; errar na grafia e concordância das palavras; usar verbos no imperativo; mesclar pessoas gramaticais, usar coloquialismos, gírias ou clichês e escrever de forma ilegível.

Para a professora Gamali Rodrigues Gomide, especialista em linguística e redação, um dos erros mais graves que alguns candidatos cometem em concursos e vestibulares é sair da modalidade solicitada. Gomide ensina no curso Redação para Vestibular e Concurso, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, que ao ler a proposta de redação o aluno deve prestar atenção ao que está sendo solicitado e não se desviar do foco.

“Se a proposta for dissertação argumentativa, por exemplo, deve-se dissertar sobre o tema, apresentando argumentações persuasivas que fundamentem bem suas ideias. Caso a proposta redacional for uma carta, o texto deve ter a forma e as características peculiares de uma carta, pois se sair da modalidade, a redação é desclassificada”, acrescenta Gomide.

O primeiro passo para escrever bem é ler. Comece aos poucos, em doses homeopáticas. Leia artigos de revista, reportagens, crônicas, contos. O segundo passo é escrever, ou seja, praticar. É o exercício que leva ao aprendizado. Releia sempre o que escreveu. Se puder, leia em voz alta. Refaça algumas orações. Corrija a ortografia e a entonação. Observe se a estrutura do texto ficou boa. Lembre-se de que todo texto requer revisão e correção. Sempre é possível melhorá-lo um pouco mais.

Por: Ariádine Morgan

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?