
Há 15 anos, no dia 28 de abril, 180 países da Cúpula Mundial da Educação, entre eles o Brasil, assumiram um compromisso de levar a educação para todos até esse ano. Nosso país ainda não atingiu os objetivos da Educação para Todos até 2015 embora tenha apresentado alguns avanços, como a quase universalização do ensino fundamental (94,4%), a redução do analfabetismo entre jovens e adultos e o aumento do acesso ao ensino superior.
Entretanto, há muito que conquistar para que finalmente possamos comemorar orgulhosos de nossa plena conquista o Dia Internacional da Educação. É fato que o governo aumentou o investimento em educação, mas nossos alunos ainda saem da escola com o desempenho muito abaixo da média internacional. No Enem de 2014, em torno de 529 mil alunos tiraram zero em redação.
Para mudar esse quadro atual, é preciso que os professores sejam valorizados, recebam melhores salários, façam cursos de capacitação. Para isso, as verbas para a educação devem ser priorizadas. Afinal, quem constrói nosso país é a Educação, são os nossos professores motivados, são os nossos alunos praticando a cidadania, são os nossos profissionais capazes de participar do crescimento de nosso país, pois tiveram uma educação de qualidade.
Por Andréa Oliveira.
Fontes: Educação para o Século 21 e Último Segundo.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.