Meta do governo é fazer do Brasil o maior produtor de pescado

O Ministério de Pesca e Aquicultura almeja elevar a produção nacional para 20 milhões de tonelada/ano até 2015

O Brasil tem condições favoráveis para atingir a meta.

A meta do governo brasileiro é tornar o Brasil o maior produtor de pescado. O país é detentor de três porcento de toda a água doce do mundo e possui 8,5 mil quilômetros de costa marítima. Essas características são determinantes para torná-lo um grande protagonista na cadeia mundial da piscicultura.

Dados divulgados pelo FAO – Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, em 2008, relataram que o Brasil produzia 1,2 milhão toneladas/ano de pescado. Dessas, 415 milhões são provenientes da aquicultura, somando 33,5%. O restante vem da pesca artesanal e industrial. O Ministério de Pesca e Aquicultura – MPA - almeja elevar a produção nacional para 20 milhões de tonelada/ano, até 2015.

No curso Criação de Peixes, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, o professor José Eduardo Aracena Rasguido afirma que “mais de 80% do território brasileiro está localizado na região tropical, drenada por duas grandes bacias hidrográficas, a Amazônica e a do Paraná. Assim, o potencial de exploração para piscicultura semi-intensiva ou intensiva é muito grande”.

A cadeia produtiva da pesca é considerada fundamental para promover inclusão social e ajudar a erradicar a miséria no país, de acordo com a ministra do MPA, Ideli Silvatti. Segundo ela, o país tem todas as condições favoráveis para isso.

Outra necessidade do setor é o monitoramento das atividades em todo o território nacional. Assim, será possível gerar dados oficiais que acompanhem o desenvolvimento.

Por: Clara Peron.

Cursos Relacionados

Curso Criação de Tilápias Curso Criação de Tilápias

Com Prof. Dr. Manuel Vazquez JR

R$ 398,00 à vista ou em até 12x de R$ 33,17 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Mais Notícias sobre diversas áreas do conhecimento

Últimos

Mais Lidos

Atendimento Online
Quer Facilidade