WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Melhoramento genético dos carneiros

Dois fatores podem ser aplicados diretamente na seleção do rebanho, a capacidade provável de produção dos animais e o valor genético para produção

Processo de inseminação artificial em ovinos.

O objetivo do melhoramento é formar um rebanho com mais características positivas de produção. As técnicas interferem no processo de reprodução, especificamente na escolha de reprodutores a serem acasalados. A intenção é que, ao longo do tempo, a herança de características positivas seja maior que a de negativas.

A seleção dos reprodutores pode ser desenvolvida com base em dois fatores fundamentais:

1.Capacidade provável de reprodução dos animais, que pode depender da análise dos registros  de sua vida produtiva.
2.Valor genético para produção, que considera não apenas os registros do próprio animal, mas também de seus descendentes.

De acordo com o médico veterinário, doutor em reprodução animal, Luís Matos, “esses dois fatores podem ser aplicados diretamente na seleção do rebanho de fêmeas, enquanto que, especificamente, no caso dos machos reprodutores, leva-se em consideração apenas o valor genético da produção, ou seja, a produção de seus descendentes”.

Matos, que também é o professor coordenador do curso Instalações para Ovinos, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, acrescenta que as características mais procuradas  estão baseadas no valor genético para a produção e estão diretamente relacionadas à fertilidade, à habilidade materna e às peculiaridades ligadas à produção de carne, de leite ou de lã, conforme o direcionamento dado à atividade.

O desafio dos criatórios que desenvolvem um processo de seleção sério é muito grande e ter boas instalações faz parte das condições necessárias para que o ovinocultor tenha sucesso.

Por: Ariádine Morgan

Curso CPT - Instalações para Ovinos

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!