WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Torne realidade o sonho de viver do que você ama! 20% OFF nos cursos online + 5% OFF pagando no cartão

Irrigação na agricultura orgânica

É preciso fazer inspeções e análises da qualidade da água que será oferecida ao cultivo

O sistema de irrigação por aspersão se aplica à maioria das espécies hortícolas cultivadas organicamente.

A qualidade da água para irrigação em propriedades orgânicas deve ser a primeira preocupação do agricultor. Devido à poluição das fontes de superfície por resíduos industriais, municipais e  agrícolas, as águas subterrâneas também estão contaminadas, principalmente por herbicidas, nitratos e materiais fecais.

Por isso, o professor Jacimar Luiz de Souza recomenda, no curso Cultivo Orgânico de Hortaliças, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, que é preciso fazer inspeções e análises da qualidade da água que será oferecida ao cultivo.

O professor Souza, que é especialista em agricultura orgânica e pesquisador do Incaper – Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural, aconselha a adotar o sistema de caixas secas em estradas e carreadores para a irrigação nas propriedades orgânicas. “Esse método ajuda a  controlar a erosão, conservar estradas e carreadores, retardar o escoamento superficial, evitar assoreamento de leitos de rios e lagos, reintroduzir água no lençol freático e disponibilizá-la para manutenção das nascentes durante o ano todo, proporcionando estabilidade na vazão”, diz o professor.

O sistema de caixas secas inicia-se com um diagnóstico das estradas que servem a propriedade, fazendo uma medição da extensão, largura e porcentagem de inclinação. Com esses dados, mais a precipitação média e a probabilidade de chuvas pesadas na região, calcula-se a distância entre as caixas e o tamanho das mesmas.

De maneira geral, o sistema de irrigação por aspersão se aplica à maioria das espécies hortícolas cultivadas organicamente. Entretanto, para culturas como a batata e o tomate, que são sensíveis a doenças foliares causadas por fungos, torna-se necessário empregar irrigações por infiltração (sulcos ou mangueiras). Isso evita que as folhas se molhem e diminui a umidade relativa no ambiente, reduzindo a multiplicação de doenças.

Curso CPT - Cultivo Orgânico de Hortaliças

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!