
O sistema de irrigação por aspersão se aplica à maioria das espécies hortícolas cultivadas organicamente.
A qualidade da água para irrigação em propriedades orgânicas deve ser a primeira preocupação do agricultor. Devido à poluição das fontes de superfície por resíduos industriais, municipais e agrícolas, as águas subterrâneas também estão contaminadas, principalmente por herbicidas, nitratos e materiais fecais.
Por isso, o professor Jacimar Luiz de Souza recomenda, no curso Cultivo Orgânico de Hortaliças, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, que é preciso fazer inspeções e análises da qualidade da água que será oferecida ao cultivo.
O professor Souza, que é especialista em agricultura orgânica e pesquisador do Incaper – Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural, aconselha a adotar o sistema de caixas secas em estradas e carreadores para a irrigação nas propriedades orgânicas. “Esse método ajuda a controlar a erosão, conservar estradas e carreadores, retardar o escoamento superficial, evitar assoreamento de leitos de rios e lagos, reintroduzir água no lençol freático e disponibilizá-la para manutenção das nascentes durante o ano todo, proporcionando estabilidade na vazão”, diz o professor.
O sistema de caixas secas inicia-se com um diagnóstico das estradas que servem a propriedade, fazendo uma medição da extensão, largura e porcentagem de inclinação. Com esses dados, mais a precipitação média e a probabilidade de chuvas pesadas na região, calcula-se a distância entre as caixas e o tamanho das mesmas.
De maneira geral, o sistema de irrigação por aspersão se aplica à maioria das espécies hortícolas cultivadas organicamente. Entretanto, para culturas como a batata e o tomate, que são sensíveis a doenças foliares causadas por fungos, torna-se necessário empregar irrigações por infiltração (sulcos ou mangueiras). Isso evita que as folhas se molhem e diminui a umidade relativa no ambiente, reduzindo a multiplicação de doenças.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.